O grupo financeiro Piemonte Holding, a Globo Comunicação e Participações e a Elea Digital, holding de data centers da Piemonte, firmaram um compromisso de compra e venda do data center da Globo localizado nas proximidades do Parque Olímpico, zona oeste do Rio de Janeiro. Antes de ser concluída, a transação passará ainda por aprovação do Cade - Conselho Administrativo de Defesa Econômica e por uma fase de execução documental.

Com a nova aquisição, o ecossistema de data centers da Elea Digital aumenta em 25% sua potência de armazenamento de servidores de dados, chegando a 10 MW. Além de Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e Brasília, o Rio de Janeiro agora também passa a fazer parte da federação de data centers da Elea Digital.

“Com o início da Olimpíadas de Tóquio, não havia um momento melhor para anunciar essa parceria de longo prazo com a Globo. Em 2016, em concomitância com a realização das Olimpíadas do Rio, a Globo investiu em infraestrutura digital de primeira linha, em um data center Tier III pensado para conectar a cidade do Rio ao mundo, e que consideramos como um grande legado olímpico para o Brasil. A consolidação desta transação permitirá que a Piemonte Holding continue os investimentos neste centro de dados, ampliando seu espaço físico, potência e conectividade”, afirmou Alessandro Lombardi (foto), CEO da Piemonte Holding.

O valor do negócio não foi divulgado. Além da compra e venda do data center, os acordos incluem também um contrato de colocation de longo prazo entre a Elea Digital e a Globo.



Mais Notícias RTI



Rio Grande do Sul consolida cinturão tecnológico com R$ 7 bilhões em projetos

Entre os destaques está a Tellescom, que prevê R$ 1 bilhão em quatro novas plantas de encapsulamento de chips em Cachoeirinha até 2029.

27/10/2025


BWS IoT inaugura nova fábrica em MG e expande produção de dispositivos

Empresa amplia capacidade industrial e prevê crescimento anual de 25% na produção de soluções IoT.

27/10/2025


Ampernet amplia rede óptica com tecnologia da Padtec

Provedor paranaense investe em equipamentos DWDM e amplia rotas até o Mato Grosso do Sul e fronteiras com Paraguai e Argentina.

27/10/2025