Segundo André Abbade, Gerente de Educação Continuada do Inatel, a ideia de oferecer um curso gratuito em cada trilha é deixar claro para o aluno quais os conteúdos serão ministrados nos cursos pagos, evitando assim que ele faça uma compra indesejada. “Outra característica interessante é o programa de fidelidade, onde os descontos são crescentes após cada compra, podendo chegar a 60%, tudo automatizado e para todos” destaca.

Na plataforma não há atividades presenciais, todos os cursos são feitos via web, através do Inatel Online. Todo este conteúdo foi desenvolvido de forma personalizada e a partir da infraestrutura EAD da instituição, com certificados para cada curso e acesso em qualquer dispositivo, sem limitação de horas e local.

O Inatel Online também oferece suporte para universidades e academias corporativas, muito utilizadas nos ambientes empresariais hoje em dia. Entre os diferenciais ainda estão o acompanhamento com tutores especialistas no assunto e fórum disponível 24 horas para tirar dúvidas em atividades práticas. Os cursos podem ser iniciados de forma imediata e o acesso fica disponível, normalmente, por 180 dias.

Entre as trilhas de cursos já disponíveis estão 4G, 5G, Automação, Gestão, Redes de Dados, Redes Ópticas, Satélites, Smart Cities, Telecomunicações e TV Digital. Os cursos gratuitos da plataforma são os seguintes:

A Importância das Tecnologias no Cenário das Telecomunicações

A Importância dos Sistemas de Comunicações Digitais

Conhecendo o 4G

Conhecendo os principais casos de uso de 5G e IoT

Conhecendo os Sistemas de TV Digital

Conhecendo as práticas de transmissão de TV Digital

Conhecendo os Conceitos de Comunicações via Satélite

Conhecendo o Protocolo IP

Fundamentos de Redes de Dados

Fibra Óptica: Conceitos e Aplicações

Conhecendo as Principais Redes de Automação

Conhecendo as Principais Redes de Ethernet Industrial

Uma visão geral de Smart Cities

Gestão de Projetos: O início de uma jornada

Informações no vídeo abaixo:

 

 



Mais Notícias RTI



Rio Grande do Sul consolida cinturão tecnológico com R$ 7 bilhões em projetos

Entre os destaques está a Tellescom, que prevê R$ 1 bilhão em quatro novas plantas de encapsulamento de chips em Cachoeirinha até 2029.

27/10/2025


BWS IoT inaugura nova fábrica em MG e expande produção de dispositivos

Empresa amplia capacidade industrial e prevê crescimento anual de 25% na produção de soluções IoT.

27/10/2025


Ampernet amplia rede óptica com tecnologia da Padtec

Provedor paranaense investe em equipamentos DWDM e amplia rotas até o Mato Grosso do Sul e fronteiras com Paraguai e Argentina.

27/10/2025