O consumo de dados da Internet na América Latina dobrou. Apesar do grande número de pessoas conectadas trabalhando remotamente, o pico de consumo permanece à noite, entre 18 e 2h. Isso mostra que, embora o tráfego tenha aumentado como resultado do trabalho remoto, o que realmente está gerando a maior demanda da rede é o uso para entretenimento, por meio de streaming e conteúdo de jogos.
Em março, o uso de videogames conectados aumentou em 60%, o consumo de conteúdo por streaming de vídeo cresceu 120% e o tráfego devido ao uso de redes sociais alcançou um crescimento de quase 100%.
Nesse contexto, operadoras e provedores têm demandado aumento de capacidade de transmissão e portas de interconexão com PTTs e CDNs para atender à crescente demanda por dados.
As informações foram fornecidas pela GlobeNet, provedora de serviços de conectividade internacional por meio de sistema de cabos submarinos no oceano Atlântico que serve o Brasil, Bermudas, Colômbia, Estados Unidos, Argentina e Venezuela. Sua infraestrutura cobre uma distância de mais de 26 mil quilômetros, suportando um portfólio de serviços integrados de conectividade, nuvem, SDN e segurança.
Mais Notícias RTI
À frente das operações, Marcio Kenji assume a vice-presidência da companhia para a região.
26/05/2026
Empresa vem recebendo investimentos para ampliação da capilaridade comercial e fortalecimento do ecossistema de canais.
25/05/2026
Software de gestão de redes neutras estrutura o compartilhamento de infraestrutura FTTx entre provedores, transformando capacidade ociosa em receita recorrente.
26/05/2026