O número de ciberataques não para de crescer, colocando muitas empresas em um cenário de vulnerabilidade. Segundo a Fortinet, apenas no primeiro trimestre deste ano, o Brasil sofreu mais de 3,2 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos. De todos os segmentos analisados, o campeão é o varejo, uma vez que, por padrão, são ambientes muito acessados.

Além disso, o aumento no número de meios de pagamento para que o varejo se torne mais inclusivo faz com que a complexidade dos processos de cibersegurança dessas empresas aumente, uma vez que a companhia deverá se preocupar com cada transação. Entretanto, o ponto positivo é que o setor financeiro é um dos mais robustos no que tange à segurança.

De acordo com Gustavo Henrique Duani, diretor de cibersegurança da Claranet, a análise de vulnerabilidade foi um dos serviços mais buscados no último ano e é o primeiro passo para a empresa que quer investir em cibersegurança. “Investigar quais são os pontos sensíveis de uma companhia é sempre o começo para que seja possível o desenvolvimento de um plano de mitigação, que pode incluir novos serviços, instalação de produtos ou consultoria para correção”, explica. O executivo ressalta ainda a consultoria para adequação à LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados como outro produto bastante procurado nos últimos meses.

Mesmo com a volta das atividades presenciais, o investimento em cibersegurança continuará sendo foco das empresas, uma vez que o modelo híbrido deve ser aderido por grande parte das companhias.

“A maior diferença para as empresas será a forma como os colaboradores se conectam à rede. No modelo 100% presencial, o ambiente era totalmente controlado e agora todos vão passar a acessar a partir de outros dispositivos”, finaliza Duani.



Mais Notícias RTI



Airsys aposta em IA e liquid cooling para atender data centers na América Latina

À frente das operações, Marcio Kenji assume a vice-presidência da companhia para a região.

26/05/2026


Panduit amplia presença no Brasil e mira avanço em data centers e enterprise

Empresa vem recebendo investimentos para ampliação da capilaridade comercial e fortalecimento do ecossistema de canais.

25/05/2026


FiberShare: o primeiro software de gestão de redes neutras da América Latina chega ao mercado brasileiro

Software de gestão de redes neutras estrutura o compartilhamento de infraestrutura FTTx entre provedores, transformando capacidade ociosa em receita recorrente.

26/05/2026