Com sede em Franca, SP, a Com4 Data Center fornece serviços de hosting, colocation e hospedagem e banco de dados. Com infraestrutura própria, o site da empresa é baseado nos padrões green IT para proporcionar mais flexibilidade, escalabilidade e segurança.

“Temos clientes da área de healthcare, por exemplo, com toda a operação computacional na infraestrutura da empresa, e esse tipo de demanda não aceita falhas”, explica Paulo Henrique Ferreira, CEO da Com4. Ele diz que a resiliência é indispensável para seu negócio. “Temos uma responsabilidade muito grande e precisamos estar com um fabricante que ofereça uma relação de confiança”, completa.

Em 2019, a Com4 enfrentava desafios para homogeneização da equipe e contava com equipamentos antigos próximos do final da garantia, além da necessidade de renovação de licenças do hypervisor. Por isso, a empresa analisou que o investimento em uma nova estrutura e tecnologia seria necessário.

A empresa optou pela hiperconvergência da Lenovo como fabricante e a Nutanix como parceira. Inicialmente, foram implementados quatro servidores, com cluster que contempla seis nós atualmente, em expansão para atender novas demandas. Nesse cluster, a Com4 utiliza Acropolis como hypervisor com aproximadamente 150 máquinas virtuais com sistemas operacionais Linux e Windows.

Os servidores rodam Web Servers como Apache Tomcat, NGINX, entre outros, servidores de banco de dados SQL Server, Oracle, mySQL, PostgreSQL controladores de domínio Active Directory, servidores de DNS Microsoft e Bind, serviços de DevOPS como Jenkins e Docker.

Desde que as soluções Lenovo foram implementadas, a Com4 já observou benefícios práticos. Foi possível simplificar e padronizar os processos, diminuindo o tempo para subir um novo recurso, além de incrementar disponibilidade, segurança, qualidade e eficiência, recursos fundamentais para lidar com missão crítica. Subir uma nova máquina virtual demanda, hoje, apenas alguns cliques, e a solução de hiperconvergência gerencia a distribuição de espaço, redundância e proteção de dados, tornando todo o processo mais rápido e diminuindo a chance de esquecimento de um processo intermediário.



Mais Notícias RTI



Rio Grande do Sul consolida cinturão tecnológico com R$ 7 bilhões em projetos

Entre os destaques está a Tellescom, que prevê R$ 1 bilhão em quatro novas plantas de encapsulamento de chips em Cachoeirinha até 2029.

27/10/2025


BWS IoT inaugura nova fábrica em MG e expande produção de dispositivos

Empresa amplia capacidade industrial e prevê crescimento anual de 25% na produção de soluções IoT.

27/10/2025


Ampernet amplia rede óptica com tecnologia da Padtec

Provedor paranaense investe em equipamentos DWDM e amplia rotas até o Mato Grosso do Sul e fronteiras com Paraguai e Argentina.

27/10/2025