A Prefeitura de Santo André firmou um contrato com a American Tower, empresa especializada em infraestrutura de telecomunicações, para a instalação do Site Inteligente (iSite) em duas áreas públicas com o objetivo de promover a conectividade no município.  

A nova solução de infraestrutura, desenvolvida pela American Tower, é um poste compacto, com altura máxima de até 18 metros, que suporta as diversas tecnologias em uso pelas operadoras de telefonia móvel. Estas instalações, autossuficientes em energia, também estão preparadas para o 5G e para monitoramentos de IoT - Internet das Coisas por meio da rede na tecnologia LoRaWAN da empresa. 

Para a American Tower, esse é o primeiro acordo para implantação do iSite com um município brasileiro e faz parte de seu compromisso de levar a conectividade para todos os lugares. “O iSite é ideal para centros urbanos com maior densidade demográfica, por ser eficiente em energia, não interferir com o estilo arquitetônico e oferecer acesso rápido e fácil a locais nas ruas para infraestrutura sem fio”, diz Emerson Hugues, Diretor Geral da American Tower no Brasil. “Essas instalações permitem que as operadoras de rede móvel dimensionem de maneira eficiente as implantações de células de cobertura menores e facilitam o uso de aplicativos de cidades inteligentes”.

O contrato é resultado de um chamamento público, aberto em novembro de 2020, que teve como base o marco legal de telecomunicações de Santo André, considerado um dos mais modernos do país. Pelo acordo, a Prefeitura de Santo André e os seus parceiros do Parque Tecnológico também poderão utilizar a rede para IoT LoRaWAN da American Tower, que permite a conexão simultânea de centenas de dispositivos para a prestação de serviços municipais, como o monitoramento do trânsito, gestão de energia, aplicações em telemedicina e atenção à saúde, monitoramento climático, defesa civil, entre outros. Segundo a empresa, a tecnologia LoRaWAN é uma das mais eficientes para a transmissão de dados, conectando dispositivos de sensoriamento e monitoramento diversos.



Mais Notícias RTI



Rio Grande do Sul consolida cinturão tecnológico com R$ 7 bilhões em projetos

Entre os destaques está a Tellescom, que prevê R$ 1 bilhão em quatro novas plantas de encapsulamento de chips em Cachoeirinha até 2029.

27/10/2025


BWS IoT inaugura nova fábrica em MG e expande produção de dispositivos

Empresa amplia capacidade industrial e prevê crescimento anual de 25% na produção de soluções IoT.

27/10/2025


Ampernet amplia rede óptica com tecnologia da Padtec

Provedor paranaense investe em equipamentos DWDM e amplia rotas até o Mato Grosso do Sul e fronteiras com Paraguai e Argentina.

27/10/2025