À medida que os dispositivos IoT – Internet das Coisas vão ganhando espaço no cotidiano, mais a realidade se torna dependente deles. Como consequência, o número de ataques cibernéticos dispara. O IDC aponta que o Brasil tem cerca de 300 milhões de equipamentos que atuam integrados a softwares, sensores e outras tecnologias que conectam e trocam dados pela Internet. Atenta a essa realidade, a BluePex Cybersecurity desenvolveu uma atualização em sua plataforma Cloud Suíte, que incorpora monitoramento de smart devices IoT.

Agora, a plataforma BluePex Cloud Suíte, além do monitoramento de dispositivos de rede, também gerencia equipamentos IoT, seja pelo protocolo SNMP ou via endpoints que possam vir a ser instalados em gateways ou dispositivos do tipo. “No caso do SNMP a empresa pode inclusive auxiliar na confecção dos respectivos MIB caso não tenha”, explica Jefferson Penteado, CEO da BluePex Cybersecurity.

Como se sabe, o uso desses dispositivos pode ir desde tarefas domésticas a ferramentas industriais sofisticadas, como sensores de agricultura e equipamentos industriais. Uma das vantagens do modelo proposto pela BluePex é poder acompanhar, por meio um único painel, todo o ambiente de infraestrutura de uma empresa, filiais ou plantas, sem precisar de outras soluções.

“O ambiente agora passa a ser totalmente heterogêneo, descentralizado e com mais itens a serem monitorados, que podem passar da casa dos milhões de dispositivos, criando um ambiente desafiador, principalmente na segurança. Conhecer o local que está sendo monitorado é uma das primeiras diretrizes composta no Framework ITIL”, finaliza Penteado.



Mais Notícias RTI



Rio Grande do Sul consolida cinturão tecnológico com R$ 7 bilhões em projetos

Entre os destaques está a Tellescom, que prevê R$ 1 bilhão em quatro novas plantas de encapsulamento de chips em Cachoeirinha até 2029.

27/10/2025


BWS IoT inaugura nova fábrica em MG e expande produção de dispositivos

Empresa amplia capacidade industrial e prevê crescimento anual de 25% na produção de soluções IoT.

27/10/2025


Ampernet amplia rede óptica com tecnologia da Padtec

Provedor paranaense investe em equipamentos DWDM e amplia rotas até o Mato Grosso do Sul e fronteiras com Paraguai e Argentina.

27/10/2025