A Conect Info, provedor com sede em Ipatinga e atuação em vários municípios de Minas Gerais, investiu em transponders de 800 Gbit/s da Padtec para ampliar a cobertura e a capacidade de transmissão da rede e, ainda, expandir sua atuação para três novos estados brasileiros.

O plano de expansão começa pela conexão entre Belo Horizonte e Rio de Janeiro, passando por Juiz de Fora, MG, e Niterói, RJ, entre outros municípios. Em seguida, a rede chega até Vitória, ES, passa por Teixeira de Freitas, BA, e retorna para o interior de Minas Gerais, formando um grande anel.

Ao todo, serão mais de 3 mil quilômetros de redes ópticas iluminadas, com capacidade total de 16 Tbit/s, interligando quatro estados: Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia. Rudmar Guimarães, CEO da Conect Info, conta que a construção de uma rede de alta capacidade, disponibilidade e flexibilidade para expansão de forma rápida, uma das maiores em anel do país, faz parte da estratégia para os próximos anos, que inclui o aumento da oferta de serviços e de sua base de clientes.

Para alcançar essa meta, a empresa está apostando na linha de transponders de 800 Gbit/s (até 400 Gbit/s por canal óptico) da Padtec, desenvolvida com o objetivo de combinar alta capacidade de transmissão de dados em curtas, médias e longas distâncias. “Uma das novidades técnicas dessa geração de transponders está nas interfaces de rede mais flexíveis, que permitem melhor adaptação dos canais ópticos às demandas de performance e de expansão da rede”, ressalta Argemiro Sousa, diretor de Negócios da Padtec.

Além disso, para agregar valor à qualidade dos serviços oferecidos, o provedor decidiu investir na solução OTDR - Optical Time-Domain Reflectometer, produzida pela Padtec com tecnologia da Viavi, que permite o controle, de forma remota e automática, do desempenho de redes ópticas por longas distâncias.

Com a solução em sua rede, a Conect Info passa a dispor de uma ferramenta que irá minimizar e até mesmo evitar a interrupção das comunicações. “Outro diferencial importante está no retorno do investimento, que pode ser alcançado rapidamente, levando-se em conta os ganhos obtidos com a redução do tempo médio de reparo e dos deslocamentos de técnicos e, também, com a maior disponibilidade da rede”, conclui Guimarães.



Mais Notícias RTI



Rio Grande do Sul consolida cinturão tecnológico com R$ 7 bilhões em projetos

Entre os destaques está a Tellescom, que prevê R$ 1 bilhão em quatro novas plantas de encapsulamento de chips em Cachoeirinha até 2029.

27/10/2025


BWS IoT inaugura nova fábrica em MG e expande produção de dispositivos

Empresa amplia capacidade industrial e prevê crescimento anual de 25% na produção de soluções IoT.

27/10/2025


Ampernet amplia rede óptica com tecnologia da Padtec

Provedor paranaense investe em equipamentos DWDM e amplia rotas até o Mato Grosso do Sul e fronteiras com Paraguai e Argentina.

27/10/2025