A Tree Net, integradora brasileira especializada em TI, e Curvalux, provedor global de tecnologia de banda larga sem fio, anunciaram um acordo de colaboração para trazer soluções de acesso sem fio fixo (FWA) de alta velocidade ao Brasil. A Tree Net fornecerá soluções de conectividade de última milha para operadoras de telecomunicações e desenvolvedores de negócios com a tecnologia multibeam da Curvalux.

Com vasta experiência no setor de telecomunicações, a Tree Net atende aos desenvolvedores de negócios que procuram um serviço completo de integração de sistemas para fornecer acesso à Internet de banda larga para residências e empresas.

A Curvalux e Tree Net realizarão uma série de testes de campo em áreas urbanas e agrícolas para demonstrar a tecnologia FWA Curvalux por meio de uma prova de conceito (POC). A primeira fase dos testes deve ocorrer em uma área densamente habitada em São Paulo no início de junho. O teste demonstrará o desempenho do sistema para fornecer alta capacidade e qualidade do sinal, mesmo operando em bandas não licenciadas em ambiente com muitos usuários através do sistema de 16 multifeixes Phased Array da Curvalux, com uma mitigação superior de interferência.

O segundo teste de campo será em dois locais: em Brasília, DF, e em ambiente rural. A cobertura e o throughput serão os principais recursos, pois o POC pretende oferecer dispositivos IoT – Internet das Coisas em locais dispersos. “O longo alcance, as velocidades multi-gigabit e o baixo consumo de energia da Curvalux são indicados para atender esses ambientes”, afirma Richard Pak, CEO do Grupo Curvalux. Outros setores, como manufatura, mineração e logística, podem se beneficiar da tecnologia FWA.

A chegada do 5G ao Brasil abriu uma discussão sobre o uso de soluções FWA de alta velocidade em áreas urbanas como uma solução complementar à fibra óptica, e como ajudarão as operadoras a cobrirem áreas de difícil acesso. “A tecnologia de formação de feixe Curvalux foi projetada com o usuário final em mente para fornecer conectividade acessível e sustentável para todos”, afirma o CEO.

“A Curvalux traz uma solução transformadora que oferece conectividade rápida e o menor custo total de propriedade (TCO) disponível no mercado para FWA”, afirma Victor Adonei Costa, CEO da Tree Net.



Mais Notícias RTI



Rio Grande do Sul consolida cinturão tecnológico com R$ 7 bilhões em projetos

Entre os destaques está a Tellescom, que prevê R$ 1 bilhão em quatro novas plantas de encapsulamento de chips em Cachoeirinha até 2029.

27/10/2025


BWS IoT inaugura nova fábrica em MG e expande produção de dispositivos

Empresa amplia capacidade industrial e prevê crescimento anual de 25% na produção de soluções IoT.

27/10/2025


Ampernet amplia rede óptica com tecnologia da Padtec

Provedor paranaense investe em equipamentos DWDM e amplia rotas até o Mato Grosso do Sul e fronteiras com Paraguai e Argentina.

27/10/2025