A American Tower, fornecedora de infraestrutura para telecomunicações, conta com uma nova solução para expansão da rede de fibra óptica baseada no portfólio já existente da companhia. A solução, chamada collo hut, consiste em um gabinete instalado pela American Tower, que permite a instalação de equipamentos por parte dos provedores para expansão da conectividade via fibra óptica.

De acordo com Janilson Junior, diretor de Novos Produtos da companhia, a proposta visa auxiliar os provedores com a aceleração da rede e gestão da infraestrutura necessária para a eficiência da conexão.

“Por meio da nossa solução compartilhada, podemos fazer a gestão e a manutenção dessas estruturas, utilizando quaisquer dos nossos mais de 23 mil sites já instalados pelo território brasileiro. Isso faz com que não seja necessário aos provedores fazer a locação de novos terrenos para instalação da infraestrutura, além de prover a facilidade da gestão do equipamento com toda a segurança e expertise que já oferecemos”, explica o diretor. 

A instalação é viável para provedores de qualquer tamanho. Além disso, o produto também terá possibilidade de integrar, futuramente, soluções para conexão 5G.

“Com a evolução do 5G, a expansão da abrangência da fibra óptica será cada vez maior e mais necessária. Nosso modelo de cessão de solo e infraestrutura é uma opção agregadora que contribui para essa expansão em um movimento de modernização de redes inovador”, acrescenta.



Mais Notícias RTI



Rio Grande do Sul consolida cinturão tecnológico com R$ 7 bilhões em projetos

Entre os destaques está a Tellescom, que prevê R$ 1 bilhão em quatro novas plantas de encapsulamento de chips em Cachoeirinha até 2029.

27/10/2025


BWS IoT inaugura nova fábrica em MG e expande produção de dispositivos

Empresa amplia capacidade industrial e prevê crescimento anual de 25% na produção de soluções IoT.

27/10/2025


Ampernet amplia rede óptica com tecnologia da Padtec

Provedor paranaense investe em equipamentos DWDM e amplia rotas até o Mato Grosso do Sul e fronteiras com Paraguai e Argentina.

27/10/2025