Em razão do crescimento de suas operações e novos negócios, o Grupo Indukern, distribuidor de especialidades químicas, nutrição e saúde animal, está desde o ano passado alocado em nova sede em Jundiaí, SP. A nova planta, de 14 mil metros quadrados, agora concentra todas as operações do grupo em território brasileiro.

A decisão de mudança para uma nova sede com o dobro de espaço e o objetivo de concentrar numa única planta todas as unidades de negócios e operações da companhia levaram a equipe de TI da Indukern a buscar por uma empresa que pudesse fornecer soluções de alta performance aliadas a um rápido retorno do investimento.

A Black Box foi a parceira escolhida para conceber, construir e implementar toda a infraestrutura tecnológica na nova sede para promover segurança, performance e estabilidade, com conceito da Indústria 4.0.

A Black Box desenvolveu o projeto com o mapeamento de toda a parte elétrica, pontos de rede e equipamentos necessários no novo complexo. O projeto multidisciplinar contemplou a execução do data center, a sala completa com refrigeração (ar condicionado de precisão) e automação embarcada, como o sistema de detecção/combate a incêndio com porta corta-fogo, piso elevado com rampa e todo o ambiente segmentado por racks de operadoras, servidores e switch core separados.

Coube ainda à Black Box a implementação das redes, wireless, cabeamento, comunicação e fibra na nova sede, assim como toda a parte de elétrica, sistemas de controle de acesso e de CFTV para monitoramento interno e em todo o perímetro do terreno, sistema de telefonia IP, relógio de ponto e gerador.

A Black Box trabalhou tanto a rede de TI (rede corporativa) quanto a rede de TA (rede de automação), utilizando como solução uma rede convergente, com separação lógica das redes, conferindo ao novo espaço uma infraestrutura de alta conectividade, disponibilidade e redundância.

A nova planta, que utilizou conceitos da Indústria 4.0, como a rede convergente de TI e TA para mais disponibilidade e confiabilidade, ganhou ainda facilidade para expansão da fábrica e dos departamentos, menor tempo nas paradas planejadas e programadas e redução do downtime.



Mais Notícias RTI



Rio Grande do Sul consolida cinturão tecnológico com R$ 7 bilhões em projetos

Entre os destaques está a Tellescom, que prevê R$ 1 bilhão em quatro novas plantas de encapsulamento de chips em Cachoeirinha até 2029.

27/10/2025


BWS IoT inaugura nova fábrica em MG e expande produção de dispositivos

Empresa amplia capacidade industrial e prevê crescimento anual de 25% na produção de soluções IoT.

27/10/2025


Ampernet amplia rede óptica com tecnologia da Padtec

Provedor paranaense investe em equipamentos DWDM e amplia rotas até o Mato Grosso do Sul e fronteiras com Paraguai e Argentina.

27/10/2025