A GSMA lançou o documento O Caminho para um Brasil Digital. Agenda para 2023-2026, que consiste em uma série de recomendações de políticas públicas TIC dirigidas aos candidatos que concorrem à Presidência da República no próximo dia 2 de outubro. A associação reitera a importância da continuidade e capitalização dos sucessos da política setorial dos últimos anos: das 14 propostas apresentadas na edição 2018, 10 foram parcial ou totalmente atendidas.
A realização de um leilão 5G em formato não arrecadatório, aprovação do silêncio positivo para a instalação de infraestrutura e a recente redução do ICMS para telecom são alguns dos êxitos mais notáveis. Mirando os próximos quatro anos, o documento se concentra em acelerar a transformação digital para consolidar o papel da Indústria 4.0 na economia brasileira. Segundo um estudo do Ministério da Economia, o 5G poderá proporcionar um benefício anual de R$ 590 bilhões.
As propostas da GSMA para o próximo governo brasileiro compreendem quatro áreas de atuação: regulação à prova de futuro, racionalização tributária, desenvolvimento das redes e capacitação e expansão da produtividade com o 5G.
O documento completo está disponível para download pelo link: https://bit.ly/3LEUNKn.
Mais Notícias RTI
Entre os destaques está a Tellescom, que prevê R$ 1 bilhão em quatro novas plantas de encapsulamento de chips em Cachoeirinha até 2029.
27/10/2025
Empresa amplia capacidade industrial e prevê crescimento anual de 25% na produção de soluções IoT.
27/10/2025
Provedor paranaense investe em equipamentos DWDM e amplia rotas até o Mato Grosso do Sul e fronteiras com Paraguai e Argentina.
27/10/2025