Fundada em 1968 na Bahia, a rede de lojas de departamento Le biscuit, especializada em utilidades domésticas, artigos de decoração, brinquedos e papelaria, conta com 144 lojas, sendo 133 próprias e 11 franquias. Para dar conta da operação de loja física e integração dos canais de venda pelo modelo omnichannel, com a garantia de boa experiência de consumo para seus clientes, a varejista precisava de um suporte de TI que reforçasse a conectividade e eliminasse a chance de “apagões” nas conexões. A demanda foi atendida com o uso da solução SD-WAN - Software Defined Wide Area Network, oferecida pela Hughes do Brasil, subsidiária da Hughes Network Systems.
A solução garantiu a modernização da rede, o que permitiu desenvolver a operação de omnicanalidade, já que a varejista passou a contar com estabilidade de conexões e disponibilidade, essenciais nesse processo, além de reduzir o tempo de abertura de novas lojas próprias. A parceria teve início no começo deste ano, para suportar a interligação das lojas físicas, o e-commerce e o app, iniciada ainda em 2020.
A implementação da omnicanalidade e o plano de expansão da rede representaram grandes desafios tecnológicos, como relata Adriano Silva, gerente de TI da Le biscuit. “A principal dificuldade era a perda da conexão das lojas com a matriz e com o data center, o que gerava muitos problemas nas vendas com cartões. Essas situações afetavam nossa relação com os clientes e prejudicavam a produtividade das equipes internas, com evidente impacto financeiro negativo”, destaca. Segundo o executivo, o processo de escolha da solução de SD-WAN da Hughes considerou a capacidade de entrega, dadas as particularidades da Le biscuit, uma vez que a rede tem lojas em 74 municípios de 14 estados, além de um centro de distribuição em Camaçari, BA, e uma plataforma de e-commerce.
Com a tecnologia SD-WAN da Hughes do Brasil, a Le biscuit deixou de se preocupar se está trabalhando com a operadora A ou B. “Essa nova solução nos deu ampla disponibilidade de Internet nas lojas em qualquer região do país, sem precisarmos nos preocupar com escolha de provedor, acompanhamento de ativação, manutenção e solução de problemas técnicos”, afirma Silva.
“As lojas físicas Le biscuit foram transformadas em um modelo omnichannel sem nenhum impacto operacional. Hoje temos uma conexão de qualidade e confiável que permitiu vender produtos exclusivos do e-commerce a partir da loja, garantiu a possibilidade de comprar produtos online com retirada na loja física, além de inovações no ponto de venda, campanhas híbridas utilizando o app, adoção de cartão de crédito digital com aprovação e uso imediato nas lojas físicas, ativação de sistemas de monitoramento e modernização da tecnologia utilizada pelos vendedores”, afirma Silva.
A tecnologia contribui também para a expansão da rede. O tempo de espera para ativação da infraestrutura para garantir a inauguração de uma loja caiu pela metade — de 90 dias para menos de 45 dias. A implementação do projeto significou ainda a redução de gastos com telecomunicação — só com conectividade, a economia representou em torno de 20%.
Outra vantagem da parceria foi liberar as equipes internas de TI para trabalhar em projetos mais relacionados ao negócio principal da Le biscuit, como o aprimoramento da operação nas lojas físicas, a gestão de estoques, a logística de distribuição, o reforço do e-commerce e o aperfeiçoamento do atendimento ao cliente. “O total de chamados por queda de conexão caiu de uma média de um por dia, em 2019, para zero desde a contratação da tecnologia da Hughes”, revela Silva.
Para o presidente da Hughes do Brasil, Rafael Guimarães (foto), a solução SD-WAN da Hughes, tecnologia que se destaca nos Estados Unidos, vem sendo arquitetada e aprimorada para se tornar o grande aliado operacional de varejistas e empresas de setores que contem com atendimento ao cliente final em qualquer lugar do Brasil. “Nosso papel é prestar um serviço que permita ao cliente se dedicar ao seu principal business e aprimorar o modelo de negócio da companhia. O objetivo é garantir a segurança de que sua operação não vai parar por falta de conectividade”, ressalta Guimarães. Nas regiões em que as lojas não contam com dois provedores diferentes de Internet para garantir redundância, a Hughes consegue atender o estabelecimento com seu serviço de banda larga via satélite voltado para clientes corporativos.
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