A Nokia e o Senai-SP anunciaram uma parceria para incluir o Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) com Ênfase em Conectividade do Senai-SP, na capital paulista, em um ambiente de testes com equipamentos das tecnologias móveis 5G.

O TIC funcionará como um laboratório de pesquisa e desenvolvimento para aplicações industriais de redes móveis e um espaço demonstração da tecnologia, expondo casos de usos construídos para redes 5G. Ele ainda será usado como um Hub de conectividade, interligando diferentes unidades do Senai-SP, que representam as diversas verticais da indústria, como o agro, manufatura, alimentos, mobilidade, serviços públicos e saúde.

A rede 5G do Núcleo entrará em operação no início de 2023 e será direcionada para os diferentes segmentos da indústria, contribuindo de forma efetiva na jornada de transformação digital do setor, tornando-o mais produtivo e competitivo. Além disso, será um espaço de aprendizado para estudantes de diferentes unidades e níveis, do técnico à pós-graduação.

A solução usada para a criação do Hub 5G é o Nokia MX Industrial Edge, que combina aplicações e computação escalável, rede com ou sem fio, aplicativos industriais de um clique e gerenciamento automatizado em uma plataforma de tecnologia operacional local e unificada que atua na frequência de 3,5 GHz.

“A conectividade é fundamental na transformação digital das indústrias. Nesse sentido, o Senai-SP, em parceria com a Nokia, investe fortemente nesta temática, incluindo a tecnologia 5G. Esta parceria tem como objetivo estruturar laboratórios abertos para desenvolvimento de pesquisa e inovação em aplicações industriais de redes móveis. Ao mesmo tempo, tem a missão de difundir essa tecnologia através da educação para a indústria e a sociedade”, finaliza Daniel Motta, gerente de inovação e tecnologia do Senai-SP.



Mais Notícias RTI



Rio Grande do Sul consolida cinturão tecnológico com R$ 7 bilhões em projetos

Entre os destaques está a Tellescom, que prevê R$ 1 bilhão em quatro novas plantas de encapsulamento de chips em Cachoeirinha até 2029.

27/10/2025


BWS IoT inaugura nova fábrica em MG e expande produção de dispositivos

Empresa amplia capacidade industrial e prevê crescimento anual de 25% na produção de soluções IoT.

27/10/2025


Ampernet amplia rede óptica com tecnologia da Padtec

Provedor paranaense investe em equipamentos DWDM e amplia rotas até o Mato Grosso do Sul e fronteiras com Paraguai e Argentina.

27/10/2025