O Futurecom, evento de Telecomunicações e Tecnologia, Inovação e Comunicações, em São Paulo, é um tradicional ponto de encontro dos alunos e ex-alunos do Inatel que atuam no mercado. Na edição deste ano foi realizada a entrega da Comenda adInatel - Associação dos Diplomados do Inatel, que reuniu egressos no palco 4Corp do evento, no dia 19 de outubro. A Comenda Inatel foi entregue a quatro ex-alunos que contribuem para as telecomunicações do país, com destaque de inovação, educação, mulher e gestão empresarial, além de destaque nacional e de comunicação para personalidades do setor.

Na abertura do evento, o presidente da adInatel, Marcius Vitale, fez uma homenagem in memorian ao professor Navantino Barbosa, que foi o grande apoiador e incentivador da reabertura adInatel, em 2013. “Sem o apoio do Navantino, por certo, não teríamos um evento como este, o qual proporciona uma justa homenagem a destacados inatelinos e personalidades ligadas ao setor de telecomunicações no Brasil”.

A Comenda adInatel – destaque nacional - foi para o presidente da Anatel, Carlos Manoel Baigorri, representado pelo vice-presidente da Agência, Moises Queiroz Moreira.

O egresso Luciano Leonel Mendes, professor de graduação e pós-graduação do Inatel, coordenador técnico do projeto 6G, recebeu a Comenda de destaque em educação.

A ex-aluna Taciana Souza, diretora de operações da Ericsson América do Sul, recebeu a Comenda adInatel – gestão empresarial.

Outra ex-aluna homenageada foi Marina Kallas, que recebeu a Comenda adInatel destaque mulher inatelina.

O egresso Rafael Mendonça recebeu a Comenda adInatel destaque inovação. Ele é CTO da 4intelligence, empresa que nasceu em 2016 na Incubadora de Empresas do Inatel, e atua na área de inteligência artificial através de uma plataforma intuitiva que permite a construção de modelos preditivos em escala com agilidade e precisão.

A jornalista Sandra Mogami (foto), editora da revista RTI, recebeu a Comenda adInatel – destaque jornalismo.

O vice-diretor do Inatel e pró-diretor de Graduação, professor Guilherme Marcondes, destacou a importância da celebração da união dos formados pelo Inatel em um evento de grande importância para o setor de tecnologia como o Futurecom. “O Inatel é construído pelas histórias de sucesso de seus ex-alunos”, afirmou.



Mais Notícias RTI



Rio Grande do Sul consolida cinturão tecnológico com R$ 7 bilhões em projetos

Entre os destaques está a Tellescom, que prevê R$ 1 bilhão em quatro novas plantas de encapsulamento de chips em Cachoeirinha até 2029.

27/10/2025


BWS IoT inaugura nova fábrica em MG e expande produção de dispositivos

Empresa amplia capacidade industrial e prevê crescimento anual de 25% na produção de soluções IoT.

27/10/2025


Ampernet amplia rede óptica com tecnologia da Padtec

Provedor paranaense investe em equipamentos DWDM e amplia rotas até o Mato Grosso do Sul e fronteiras com Paraguai e Argentina.

27/10/2025