A CommScope, fabricante de soluções para redes e conectividade, vai passar a produzir no Brasil sua linha de passivos para FTTH – fiber to the home, como caixas de emenda e CTOs – caixas de atendimento, caixas prediais para edifícios (FTTA), acessórios e em breve a linha de caixas precon – soluções pré-conectorizadas. O acordo de desenvolvimento e fabricação local em O&M foi assinado com a Infortel Telecom, empresa nacional com sede em Canoas, RS.
A parceria possibilitará a redução dos custos dos produtos e prazos de entrega. “A pandemia trouxe desafios como aumento dos fretes de importação e desabastecimento de insumos”, diz Sylvio Peres Filho, vice-presidente de Sales Service Providers para o Brasil. Com a nacionalização, a empresa espera aumentar a competitividade no mercado brasileiro, em especial no segmento de provedores de Internet e operadoras.
Com sede nos EUA, a CommScope tem unidades de produção na China, México e Europa, onde são confeccionadas as peças em grandes volumes com objetivo de ganhar escala e otimizar a produção. Mas agora, além de fabricar no Brasil, a empresa também terá engenharia local, em conjunto com a Infortel, para atender soluções customizadas. Por exemplo, os clientes demandam cores diferentes para os equipamentos que ficam nas ruas – e assim evitar furtos, uma vez que os produtos são facilmente identificados. “Precisamos estar próximos dos clientes para ter flexibilidade no desenvolvimento e rapidez na fabricação”, afirma o vice-presidente.
Para levar adiante a decisão da nacionalização, a CommScope passou a pesquisar os possíveis parceiros OEM no Brasil. “Nosso objetivo era encontrar uma empresa que tivesse DNA nesse segmento de conectividade. Que fosse jovem, mas também com conhecimento e engenharia própria, e que compartilhasse dos mesmos princípios éticos. Foi assim que encontramos a Infortel. Foi um casamento perfeito”, conta Peres. A localização geográfica também pesou a favor da empresa gaúcha. “A proximidade do Rio Grande do Sul com os países vizinhos é uma grande vantagem”.
Das primeiras negociações até a assinatura do memorando de entendimento foi um longo processo. “A CommScope realizou uma auditoria completa, com diversas análises do parceiro, seja no aspecto financeiro, seja no aspecto de escutar clientes e como estão sendo atendidos. Também foi avaliada sua capacidade técnica de fabricação, um detalhe importante desse segmento de mercado, que usa muito plástico”, diz o executivo.
Fundada em 1997, a Infortel Telecom conta com planta de 5100 m² e linha de produção composta por máquinas, moldes e equipamentos de alta tecnologia e precisão. O processo de manufatura contempla desde o projeto, construção de molde através de usinagem própria, até a injeção e montagem dos produtos termoplásticos. Recentemente, a empresa anunciou investimentos de R$ 13 milhões na ampliação da capacidade produtiva. O setor de engenharia de qualidade está equipado com equipamentos de medição de alta precisão, capaz de realizar testes de lote com análise de perda de inserção e sinal de retorno dos passivos ópticos. “A CommScope é uma empresa reconhecida no mundo inteiro pela alta qualidade e engenharia, com áreas de pré e pós-vendas extremamente estruturadas. Esperamos contribuir com a parceria, compartilhando nossa experiência com os provedores e somando a realidade técnica do mercado brasileiro com o padrão de qualidade da CommScope. E juntos teremos maior avanço de visibilidade no Brasil e América Latina”, afirma Jocemar Nicolodi, CEO e fundador da Infortel Telecom.
Mais Notícias RTI
Especialistas antecipam aumento na inovação e integração da indústria para dar suporte à computação de alta densidade.
10/12/2024
Inovação faz parte da evolução de sua área de Digital Communications, criada a partir da Infovia Digital no Mato Grosso do Sul.
09/12/2024
Realizado por NIC.br e CGI.br, evento acontece nesta semana em São Paulo.
10/12/2024