Com escritório em Porto Alegre, RS, desde 2020, o Zabbix, software open source para monitorar a infraestrutura de TI, como redes, servidores, máquinas virtuais e serviços em nuvem, conquista um mercado cada vez maior no Brasil e América Latina, que representa sua maior comunidade. Fundada na Letônia, a empresa Zabbix tem outras quatro operações próprias nos Estados Unidos, Europa e Japão. O software é usado em mais de 50 países, gerando 300 mil acessos mensais no site e 80 mil downloads mensais.
Projetado para atender empresas de diferentes segmentos e tamanhos, o software oferece uma visão abrangente em um único painel de seu ambiente de monitoramento. A solução permite monitorar desde servidores ou contêineres físicos e virtuais até infraestruturas de rede, aplicativos e serviços baseados em nuvem.
Um dos mercados que mais têm adotado a solução é o de telecomunicações, provedores e data centers. “O Zabbix possibilita um aumento significativo da eficiência e da segurança das operações, redução de custos, correção rápida de eventos críticos e entrega de serviços de melhor qualidade ao consumidor final. Esses resultados têm sido comprovados por empresas que incorporaram o monitoramento de dados como ferramenta para melhorar e otimizar sistemas, processos e recursos”, diz Luciano Alves (foto), presidente da Zabbix para a América Latina.
Entre os cases, está o de uma grande empresa de telecom que resolveu uma situação crítica no seu serviço de atendimento ao cliente utilizando o Zabbix junto com um algoritmo baseado em machine learning e inteligência artificial, especialmente desenvolvido para a demanda. Com uma carteira de 400 mil clientes em 800 cidades de 20 estados brasileiros e um serviço de atendimento com 100 atendentes, o cliente procurou uma das parceiras oficiais da Zabbix, a Lunio, na Região Nordeste, com a necessidade de otimizar o SAC no caso de eventos adversos que sobrecarregavam os atendentes e prejudicavam a percepção do usuário final sobre o comprometimento e a agilidade da empresa na correção rápida de falhas.
Para a implantação do Zabbix, o primeiro passo foi mapear os pontos críticos da operação. As soluções propostas incluíram automação do atendimento nos canais digitais da empresa, maior agilidade e simplificação na resposta ao usuário, diminuição dos custos operacionais do SAC, agilidade na identificação das causas das falhas, previsibilidade e análise de tendências nos sistemas de telecomunicações em tempo real e a emissão de relatórios contínuos de acordo com as exigências da Anatel.
Com a definição do escopo, foi feita a implantação do Zabbix e de um algoritmo inteligente, um robô, que consegue fazer a avaliação dos dados coletados, emitir um diagnóstico sobre as ocorrências e propor soluções. O Zabbix faz todo o monitoramento da rede do cliente e envia os dados para o robô, que oferece aos diversos times da empresa as respostas mais adequadas. Os atendentes do SAC, por exemplo, recebem uma solução customizada a cada ligação ou interação digital com o usuário.
A arquitetura do sistema foi concebida em três fases e a última deve ser concluída em três anos. Nesta nova configuração, o Zabbix foi integrado a todos os ambientes da empresa e é o core da operação, envolvendo times tão diversos quanto vendas, engenharia e suporte técnico. Há também uma arquitetura específica para a interação entre o algoritmo de IA e o software de monitoramento. O foco é o acompanhamento e a prevenção de eventos adversos de operações mapeadas conforme sua incidência.
No caso do atendimento ao cliente especificamente, o algoritmo pode enviar mensagens instantâneas para todos os usuários atingidos em uma determinada região, onde aconteça um evento massivo, e manter informações precisas sobre o tempo de retorno à normalidade. A ferramenta também mostra em uma única operação os dados principais da conta do cliente e de seu relacionamento com a empresa, como, por exemplo, se há uma fatura em atraso ou se há testes no seu equipamento de WiFi, facilitando o trabalho do atendente humano que não precisa mais acessar várias ferramentas para concluir essas tarefas.
Segundo Alves, a implantação do Zabbix, juntamente com o algoritmo de inteligência artificial, representa uma melhoria substancial na integração das operações desta empresa de telecom e proporciona ganhos em agilidade e performance nos serviços oferecidos aos usuários. O monitoramento de dados e a análise inteligente e geolocalizada de ocorrências massivas têm permitido a correção rápida e até mesmo a prevenção desses acontecimentos pela análise criteriosa das informações produzidas que permitem tomadas de decisão mais eficientes e a custos menores.
No caso de eventos adversos que atingem centenas ou até mesmo milhares de usuários, além do controle e análise dos problemas na cidade ou bairro onde estão acontecendo, o Zabbix tem permitido também a identificação e o detalhamento dos equipamentos afetados, a geração de relatórios com o histórico das oscilações, quem são e quantos são os usuários afetados, o envio de alertas evitando sobrecarga no SAC e outros benefícios impossíveis de serem alcançados sem uma solução robusta e de fácil integração e usabilidade.
“Este caso é um exemplo importante sobre como as empresas podem e devem lidar com suas informações em ambientes tecnológicos cada vez mais complexos e que exigem respostas rápidas. Além da enorme melhoria nos processos de maneira geral, a redução de custos é outro fator de enorme impacto”, finaliza o executivo.
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