A Universidade Federal do Cariri, junto com os provedores regionais da região sul do Ceará, inicia a implantação de um PTT - ponto de troca de tráfego em Juazeiro do Norte.

No dia 8 de dezembro haverá a primeira reunião com todos os provedores que já se cadastraram revelando interesse em se conectar à infraestrutura no campus da universidade. São no total mais de 30 empresas, que somadas possuem cerca de 100 mil assinantes, trafegando quase 220 Gbit/s em horário de pico. Nessa reunião serão apresentados o projeto e as opções para viabilizar a instalação da infraestrutura até o fim de janeiro de 2023.

Juazeiro do Norte possui conexão de fibra óptica com Fortaleza através do Cinturão Digital do Ceará e com outras capitais do Nordeste, como Recife, PE, e João Pessoa, PB. A infraestrutura trará benefícios de redução de latência para destinos nas capitais do Nordeste, redução de custos para os provedores e capacidade de atrair fornecedores de conteúdo com suas estruturas para o PTT do Cariri.



Mais Notícias RTI



Rio Grande do Sul consolida cinturão tecnológico com R$ 7 bilhões em projetos

Entre os destaques está a Tellescom, que prevê R$ 1 bilhão em quatro novas plantas de encapsulamento de chips em Cachoeirinha até 2029.

27/10/2025


BWS IoT inaugura nova fábrica em MG e expande produção de dispositivos

Empresa amplia capacidade industrial e prevê crescimento anual de 25% na produção de soluções IoT.

27/10/2025


Ampernet amplia rede óptica com tecnologia da Padtec

Provedor paranaense investe em equipamentos DWDM e amplia rotas até o Mato Grosso do Sul e fronteiras com Paraguai e Argentina.

27/10/2025