A Forte Telecom, operadora carrier com atuação em seis estados brasileiros, lança sua operação de rede neutra no interior do Rio de Janeiro. No início deste ano, a empresa concluiu a aquisição da malha óptica da Censanet, provedor de acesso em Campos dos Goytacazes, RJ, e se prepara para começar, ainda em março, um spin off focado exclusivamente na oferta de rede neutra, a Forte InfraCo.

“O operador de uma rede neutra deve ser realmente imparcial, no que tange ao segmento de varejo. Em outras palavras, precisa ter, de fato, isonomia e neutralidade”, diz Sergio Simas, CEO da Forte Telecom. Segundo ele, a operadora possui atuação exclusiva no tripé atacado/corporativo/governo, com foco em soluções para os provedores locais e regionais. “Os modelos de rede neutra existentes no Brasil são desconfortáveis e ameaçam a independência e soberania desses provedores no mercado. Não é saudável um modelo de operação onde grandes players de banda larga segmentam sua infra e ofertam rede ‘neutra’ aos provedores”, afirma o executivo, que faz a comparação: “É como se, para um provedor menor crescer, ele tivesse que depender operacionalmente de seus principais concorrentes, que operariam de fato seus clientes, tendo toda a visibilidade e acesso físico imediato, sem falar das altas taxas de setup cobradas, que chegam a R$ 500 mil. Nosso modelo apresenta uma neutralidade real (estratégica e comercial), já que não somos concorrentes dos nossos clientes. A ideia é somar forças para fazê-los crescer, sempre de maneira sustentável e que favoreça a ampliação de suas operações, sem colocar em risco sua independência e autonomia”, afirma o CEO.

A Forte InfraCo terá dois modelos de operação (full FTTH e FTTP) e pretende ofertar em 2023 uma disponibilidade de 150 mil HPs - Homes Passed em Campos dos Goytacazes. Com planos de expansão inorgânica, a empresa está em negociação para aquisição de outras redes para abertura de mais cidades no Sudeste ao longo do ano.



Mais Notícias RTI



Vertiv divulga tendências em data centers para 2025

Especialistas antecipam aumento na inovação e integração da indústria para dar suporte à computação de alta densidade.

10/12/2024


Sonda Brasil investe US$ 2 milhões em novo Centro de Operações Integradas

Inovação faz parte da evolução de sua área de Digital Communications, criada a partir da Infovia Digital no Mato Grosso do Sul.

09/12/2024


14ª Semana de Infraestrutura da Internet no Brasil debate transformações em tempos de IA e conectividade

Realizado por NIC.br e CGI.br, evento acontece nesta semana em São Paulo.

10/12/2024