O provedor de Internet amplia cada vez mais a gama de serviços a seus assinantes, mas quando se trata de telefonia móvel, ele acaba deixando a oportunidade de venda para as grandes operadoras, perdendo a chance de agregar receita e fidelizar clientes. É possível entrar nesse segmento, sem investimentos em redes, frequência ou infraestrutura, tornando-se uma MVNO - operadora móvel virtual.

A Gertel, empresa especializada em gestão e consultoria em telefonia, com sede em Santa Cruz do Sul, RS, há 20 anos no mercado, criou um modelo de negócios, customizado e personalizado  especificamente para os provedores de pequeno e médio porte interessados em comercializar planos de celular, através de sua própria MVNO, com seu próprio chip personalizado e suporte técnico especializado.

O investimento para se tornar uma credenciada da Gertel é da ordem de R$ 60 mil, considerando licenciamento, implantação e confecção para um volume inicial de 1000 chips. “O valor  é bem menor do que o cobrado diretamente pelas grandes operadoras e integradores do setor. Entregamos a operação completa por um preço acessível pois trabalhamos com a filosofia de dividir para multiplicar. Se todos ganharem, o negócio como um todo cresce e se fortalece”, diz Lucas Leal, fundador e um dos sócios da Gertel.

Em 2021 a Gertel tornou-se uma MVNO credenciada Telecall, autorizada pela Anatel e com compartilhamento de rede da operadora Vivo, com cobertura nacional 4G e 5G. Por isso, a empresa pode atender empresas do Brasil inteiro.

“Se o provedor oferece somente Internet banda larga, há um risco maior do assinante cancelar o serviço. Já com outros serviços agregados, ele pensará duas vezes antes de tomar uma decisão. O celular abre a possibilidade de criação de combos e mais oportunidades de venda por endereço, uma vez que em cada residência geralmente há três ou quatro celulares”, afirma o executivo.

Segundo ele, a ativação da operação de telefonia celular é simples e rápida, com prazo entre 60 e 90 dias a partir da assinatura do contrato. O pagamento do investimento inicial é parcelado e as comissões das vendas já começam a ser contabilizadas no primeiro mês. Com as comissões, o provedor recupera o investimento em no máximo dois anos.

A Gertel oferece o modelo de negócio completo, incluindo suporte de marketing com estratégias de venda, software para ativação, gestão e controle das linhas, treinamento presencial e suporte on-line e de atendimento no 2º e 3º nível, quando necessário. Cabe ao provedor as tarefas de comercialização dos planos, divulgação das ofertas, recolhimento de documentação e cadastro de contratos, faturamento, cobrança e arrecadação junto aos assinantes e o suporte de primeiro nível.

Além de provedores, a Gertel oferece o serviço de MVNO a associações, sindicatos e entidades de classe, com sua marca própria a 1Cel, atua neste segmento há vários anos, com a oferta de serviços de gestão de planos empresariais, processamento de dados e faturamento. Atualmente são mais de 200 unidades atendidas, totalizando 50 mil clientes, com índice de satisfação dos clientes de 99%, segundo a empresa.



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