A Sencinet, integradora de soluções e serviços gerenciados, fechou 2022 com a marca de 1000 antenas operando junto a provedores que trabalham na região Norte. A estrutura, que deve crescer ainda mais neste ano, segundo planejamento da empresa, está em linha com os objetivos do governo, já que ao falar à imprensa, ainda de forma preliminar, sobre seus planos, o ministro da Educação, Camilo Santana, apontou a conectividade das escolas como uma das principais metas da nova administração.
Com uma infraestrutura satelital proprietária, a Sencinet realizou um projeto no Peru com características semelhantes às que precisarão ser enfrentadas nos estados da região amazônica brasileira. Após vencer o processo licitatório em outubro de 2021, a Sencinet instalou antenas VSAT em 1303 escolas existentes em regiões remotas daquele país, como parte do Programa Educação Básica para Todos (MINEDU/26), desenvolvido pelo Ministério da Educação. Com isso, esses equipamentos passaram a se comunicar via satélite nas bandas Ku e Ka para disponibilizar Internet a cerca de 200 mil estudantes.
O diretor executivo de vendas e marketing da Sencinet, Jayme Ribeiro, explica que o satélite é usado como um link de comunicação primário ou backup para garantir a flexibilidade e escalabilidade de rede ao permitir aumento da largura de banda larga para novas aplicações e crescimento em locais remotos.
“A conclusão do projeto no Peru reforça a constatação de que esse tipo de tecnologia é eficaz e muito mais econômico do que outras alternativas, como o cabeamento, por exemplo. O fato de a Sencinet já possuir mais de 1000 pontos de distribuição operando em estágio comercial com nossos parceiros provedores na região amazônica brasileira coloca a companhia em condições de acelerar a chegada dessa importante ferramenta às instituições de ensino”, diz.
Os equipamentos da Sencinet operam também na conexão entre a sede da Procuradoria-Geral de Justiça do Estado do Amazonas e suas unidades jurisdicionais do interior do Estado. Nesse caso, o serviço envolve a utilização de satélite na banda Ku, contemplando o fornecimento de equipamentos, instalação, operação, manutenção e gerência proativa dos serviços contratados.
Para ampliar ainda mais a presença na região, a Sencinet mantém um programa de parcerias por meio da compra de conexões via fibra óptica com os provedores do Tocantins, Pará, Amapá, Roraima, Amazonas, Acre e Rondônia. A iniciativa, que já conta com 1000 empresas credenciadas, permite aos empreendedores ampliar seus ganhos alcançando grandes clientes através da Sencinet.
Mais Notícias RTI
Especialistas antecipam aumento na inovação e integração da indústria para dar suporte à computação de alta densidade.
10/12/2024
Inovação faz parte da evolução de sua área de Digital Communications, criada a partir da Infovia Digital no Mato Grosso do Sul.
09/12/2024
Realizado por NIC.br e CGI.br, evento acontece nesta semana em São Paulo.
10/12/2024