A Um Telecom, operadora com sede em Recife, PE, expande a sua rede de fibra óptica para o estado do Maranhão e amplia a rede já implantada no Piauí, totalizando 1,3 mil km de cabos de fibra óptica. O investimento na nova etapa foi de R$ 7 milhões em equipamentos e estruturação de POPs - pontos de presença. A expansão é uma das novidades que a empresa destaca no 12º Congresso RTI de Provedores de Internet, que será realizado nos dias 12 e 13 de abril, em Fortaleza.
O novo trecho da rede da Um Telecom inicia sua operação com a oferta de 400 Gbit/s de banda larga para provedores regionais. A capacidade de expansão da infraestrutura é de até 8 Tbit/s, de acordo com a demanda. Com a expansão, a Um Telecom alcança a marca de 20 mil km de rede de fibra óptica em todo o Nordeste.
A nova rede passa por cidades como São Luís, Caxias, Peritoró e Batalha, no Maranhão, além da expansão para Parnaíba, no Piauí, interligando os dois estados. A rede foi iluminada com equipamentos DWDM. Nesse novo trecho, foram instalados 15 POPs.
A região abrangida pela nova rede da Um Telecom atende 33 cidades, com população estimada em 4 milhões de pessoas. Nessa área, atuam 164 provedores regionais, que podem contar com os serviços da Um Telecom.
A rede funciona em anel inteligente. Isso significa que, caso haja algum rompimento nos cabos, os provedores regionais não deixarão de ser atendidos porque o sistema fará a redistribuição do tráfego de dados, sem interromper o serviço.
“Essa nova rede faz parte do plano de expansão da Um Telecom para 2023 e com o compromisso de levar Internet de qualidade para regiões que normalmente não recebem investimentos de grandes players”, declara Aristides Júnior, Diretor de Expansão de Rede da Um Telecom.
Painel no Congresso RTI - O CEO da Um Telecom, Rui Gomes, participará do painel “Grandes Provedores de Internet do Nordeste: A visão do futuro”, no dia 13 de abril, às 16 horas. Dados da consultoria Telecom apontam que, em média, 63% dos acessos de banda larga fixa nos nove estados do Nordeste são feitos a partir de operadoras de pequeno porte. No Rio Grande do Norte, esse percentual chega a 86% e, no Ceará, 83%.
Além da Um Telecom, o painel contará com a presença de André Costa, CEO da USE Telecom; Denis Ferreira, CEO da Alares; Leonardo Gomes, CEO da Proxxima Telecom; e Sergio Ribeiro, CEO do Polo Mobwire da Alloha Fibra. A mediação será de Basilio Perez, Conselheiro Administrativo da Abrint.
Mais Notícias RTI
Especialistas antecipam aumento na inovação e integração da indústria para dar suporte à computação de alta densidade.
10/12/2024
Inovação faz parte da evolução de sua área de Digital Communications, criada a partir da Infovia Digital no Mato Grosso do Sul.
09/12/2024
Realizado por NIC.br e CGI.br, evento acontece nesta semana em São Paulo.
10/12/2024