A IHS Brasil, subsidiária da IHS Towers, uma das maiores proprietárias, operadoras e desenvolvedoras independentes de infraestrutura compartilhada de comunicações do mundo, finalizou as obras de infraestrutura e modernização de conectividade nos aeroportos de Palmas, TO, e São Luís, MA. Nas próximas semanas, será entregue também a nova infraestrutura do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, PR, e do Aeroporto Internacional de Goiânia, GO. Estes são os primeiros dos 16 aeroportos administrados pela CCR que contarão com DAS - Sistemas de Antenas Distribuídas planejados, instalados e operados pela IHS Towers, a serem usados pelas operadoras de rede móvel (MNOs).
“Um dos primeiros passos da CCR Aeroportos ao assumir a administração dos seus aeroportos, em março de 2022, foi ampliar em 10 vezes a velocidade de acesso à Internet gratuita por meio de Wi-Fi. Melhorar ainda mais a infraestrutura de telecomunicações é uma inovação essencial para aumentar a conectividade e a qualidade desse serviço, promovendo conforto e as melhores experiências aos passageiros”, afirma Monique Henriques, Gerente Executiva de Varejo da CCR Aeroportos.
“Estamos muito felizes em contribuir para a melhor conectividade nos aeroportos brasileiros, oferecendo às operadoras de telefonia móvel uma infraestrutura de alta qualidade que irá beneficiar o grande público, empresas e prestadores de serviços que circulam a cada dia nesses terminais, contribuindo para uma melhor experiencia do usuário e aumentando a eficiência de operação de cada aeroporto”, afirma Cassio Futuro, diretor Comercial e de Operações (COO) da IHS Brasil.
A instalação da nova infraestrutura, pronta para o 5G, seguirá, também, nos demais aeroportos administrados pela CCR: Curitiba, Bacacheri e Londrina (Paraná); Navegantes e Joinville (Santa Catarina); Pelotas, Bagé e Uruguaiana (Rio Grande do Sul); Pampulha-Belo Horizonte (Minas Gerais); Imperatriz (Maranhão); Petrolina (Pernambuco); e Teresina (Piauí). Em 2022, os 16 aeroportos administrados pela CCR Aeroportos registraram a movimentação de mais de 16 milhões de passageiros.
Os DAS (do inglês, Distributed Antennas Systems) ampliam a conectividade em grandes ambientes internos e algumas áreas externas de aeroportos, estações e túneis de metrô, shopping centers, indústrias, centros hospitalares e prédios corporativos, onde existem barreiras para a propagação do sinal de celular, como paredes de concreto e estruturas metálicas. Um conjunto de antenas internas estrategicamente posicionadas e conectadas por fibra óptica (com conexão de altíssima capacidade em qualquer ponto) permite ampliar e melhorar a cobertura em todos os espaços, incluindo os pontos de sombra, como túneis e subsolos, consumindo menos energia ao ter sua potência definida na medida ideal para cada ambiente.
Além disso, antenas em nível de solo servem para a emissão do sinal 5G, contribuindo para que se atinja sua máxima velocidade e baixa latência. Ao mesmo tempo, permitem a configuração de sistemas sem fio internos de alta disponibilidade e segurança, que pode ser utilizado para o funcionamento em condições ideais de ferramentas de IoT e M2M, como automação de equipamentos, dispositivos de segurança, vending machines e maquininhas de cartão. De acordo com estudo da Cisco, cerca de 80% do volume de dados são trocados em ambientes fechados.
Foto: Aeroporto Internacional de São Luís. CCR Aeroportos/Divulgação.
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