A Cisco, por meio do Cisco Networking Academy (NetAcad), e o Senac Nacional anunciaram a ampliação da parceria cujo objetivo é desenvolver a nova geração de profissionais de tecnologia do Brasil. A intenção é formar 100 mil novos estudantes nos próximos cinco anos em habilidades digitais, segurança cibernética e redes, oferecendo um currículo de alta qualidade para posicionar os alunos para o mercado de trabalho.

A parceria amplia a oferta dos cursos do programa Cisco Networking Academy e oportunidades educacionais para os alunos, a partir do fortalecimento e abertura de novas academias pelo Senac e treinamento de mais instrutores em sua rede de departamentos regionais. O novo convênio também prevê o fortalecimento do comitê executivo Senac-Cisco Networking Academy para traçar planos e estratégias conjuntas, além de organizar eventos para engajar professores e alunos.

Outro objetivo é difundir metodologias de alinhamento curricular entre os cursos oferecidos em conjunto, prática que pode ser estendida também para as ofertas realizadas no âmbito de programas e políticas governamentais. Estimular a certificação avançada e internacional de docentes e alunos do Senac também está entre as iniciativas.

A parceria da Cisco com o Senac é uma das primeiras do programa de educação e empregabilidade da Cisco no Brasil. Atualmente, o Senac tem mais de 61% de seus alunos matriculados em cursos NetAcad voltados à cibersegurança, uma das áreas com maior demanda por profissionais qualificados. A instituição ficou entre as três que mais formaram alunos no último ciclo da Maratona CiberEducação Cisco Brasil, programa que faz parte do Networking Academy e oferece vagas gratuitas para cursos profissionalizantes em segurança digital.

A parceria entre Cisco Networking Academy e Senac iniciou-se há mais de 20 anos, com a criação da primeira academia Cisco na rede, em junho de 2000. Desde então, foram aproximadamente 80 mil alunos do Senac impactados pelos cursos da Cisco em habilidades digitais, redes, programação e cibersegurança. Atualmente, a instituição conta com 133 academias Cisco ativas, espalhadas por departamentos regionais do Senac em todas as regiões do Brasil.



Mais Notícias RTI



Rio Grande do Sul consolida cinturão tecnológico com R$ 7 bilhões em projetos

Entre os destaques está a Tellescom, que prevê R$ 1 bilhão em quatro novas plantas de encapsulamento de chips em Cachoeirinha até 2029.

27/10/2025


BWS IoT inaugura nova fábrica em MG e expande produção de dispositivos

Empresa amplia capacidade industrial e prevê crescimento anual de 25% na produção de soluções IoT.

27/10/2025


Ampernet amplia rede óptica com tecnologia da Padtec

Provedor paranaense investe em equipamentos DWDM e amplia rotas até o Mato Grosso do Sul e fronteiras com Paraguai e Argentina.

27/10/2025