A Thrive TI, empresa especializada em consultoria e serviços para data centers, com mais de 25 mil dispositivos de TI movimentados na América Latina, está concluindo o trabalho de migração dos equipamentos do TIM Lab, data center do laboratório da operadora, que está deixando o endereço atual na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, para ocupar o complexo tecnológico localizado no bairro vizinho São Cristóvão.

“Esse ambiente é usado para testar e homologar todos os equipamentos e tecnologia da TIM antes de irem para a produção”, diz Marcelo Oliva (foto), CEO e um dos fundadores da Thrive TI, que tem em seu portfólio mais de 600 projetos realizados. “Detemos 50% do mercado de moving no Brasil e nos consolidamos com o maior número de movimentações de data centers da América Latina”, afirma.

Segundo o executivo, o moving da TIM trouxe um desafio ainda maior que os projetos convencionais porque, além de lidar com a mudança de servidores, racks e ativos de TI típicos de um data center, um trabalho amplamente conhecido por sua equipe especializada, o ambiente de produção da operadora envolveu a transferência de mais de 1500 equipamentos de telecomunicações, como antenas de RF e sistemas 2G, 3G, 4G, 5G, além de 130 racks, 4000 fibras ópticas e 2500 cabos de rede. “Normalmente esses equipamentos ficam localizados externamente, nas torres e morros, mas no caso do laboratório, todos ficam dentro do data center. O mundo de telefonia foi uma experiência nova para nós. Então foi preciso fazer a convergência, a interação e a migração de um negócio peculiar”, conta Oliva.

A Thrive IT foi contratada para realizar a mudança em modalidade turnkey, que durou cerca de quatro meses. “Tudo correu bem, sem nenhum problema ou interrupção nos serviços”, conta. A empresa teve que adaptar os processos de gestão para construir uma metodologia exclusiva para o projeto. “Temos nossas melhores práticas e somos certificados ABNT NBR ISO 9001:2015, que significa que o sistema da gestão da qualidade, os processos e serviços foram auditados com base em normas técnicas internacionais e aprovados para sua linha de produtos”, diz o executivo.

A reportagem completa com a Thrive TI pode ser conferida na RTI de abril: https://bit.ly/3UhAVkQ, página 10.



Mais Notícias RTI



Rio Grande do Sul consolida cinturão tecnológico com R$ 7 bilhões em projetos

Entre os destaques está a Tellescom, que prevê R$ 1 bilhão em quatro novas plantas de encapsulamento de chips em Cachoeirinha até 2029.

27/10/2025


BWS IoT inaugura nova fábrica em MG e expande produção de dispositivos

Empresa amplia capacidade industrial e prevê crescimento anual de 25% na produção de soluções IoT.

27/10/2025


Ampernet amplia rede óptica com tecnologia da Padtec

Provedor paranaense investe em equipamentos DWDM e amplia rotas até o Mato Grosso do Sul e fronteiras com Paraguai e Argentina.

27/10/2025