A Huawei e sua parceira exclusiva no Brasil para data centers, a WDC Networks, empresa de tecnologia que atua nos setores de telecomunicações, energia solar, data center e corporativo, listada na B3, anunciaram o novo Programa de Canais de Data Center Huawei Brasil, voltado para main contractors, integradores e revendas de TI.
O novo programa de canais, o WDC Select, voltado para parceiros de negócios que atuam com soluções de data center da fabricante Huawei, estabelece as principais diretrizes de atuação e benefícios das soluções comercializadas pela rede de parceiros da WDC Networks, que agrega produtos e soluções como baterias de lítio, condicionadores de ar de precisão, módulos de fusão de ar e retificadores de vários tamanhos e potências.
Segundo Vanderlei Rigatieri, CEO da WDC Networks, a criação de um programa exclusivo para parceiros de data center vem do aumento pela procura por soluções e bons negócios. “Com a evolução das definições do cenário político-econômico, percebemos um aquecimento do mercado em razão da atualização de projetos que haviam sido paralisados ao final de 2022. A cada dia, novos parceiros trazem suas demandas à WDC, o que propicia o acompanhamento de oportunidades de negócios e projetos, alavancados pelo modelo turnkey (de ponta a ponta) e DaaS (Datacenter as a Service), campanhas de incentivo, apoio na capacitação e especialização dos canais”, pontua Rigatieri.
Além da política de canais, a Huawei apresenta a nova linha de produtos Huawei Fusion Module (foto): uma solução de data center modular inteligente, equipada com fonte de alimentação, resfriamento, rack e confinamento, cabeamento e sistema de gerenciamento, atendendo aos requisitos de entrega rápida e implantação sob demanda.
Além disso, o módulo Huawei Smart usa o gerenciamento inteligente i3 para melhorar de forma abrangente a confiabilidade e a eficiência da fonte de alimentação e do sistema de resfriamento. Isso melhora significativamente a disponibilidade do data center e a eficiência de energia.
A parceria entre Huawei e WDC Networks na área de data centers foi firmada em junho de 2022, quando a primeira aliança entre as empresas, voltada para a área de energia solar, por meio da divisão de negócios Digital Power, já completava quase um ano de vigência.
De acordo com Rigatieri, existem muitas oportunidades de negócios na oferta de soluções para geração de energia solar por meio de módulos fotovoltaicos, contribuindo para a independência de data centers de médio porte, por exemplo, que vêm aumentando à medida que a implantação do 5G e data centers de borda (edge data centers) avança pelo país.
“Os provedores vêm passando por desafios de crescimento no setor e retenção de clientes. Aqueles que buscarem otimização de recursos e agregarem mais valor aos seus assinantes corporativos terão mais chances de melhoria de performance operacional e de tíquete médio”, explica. Para o CEO da WDC Networks, a manutenção dos negócios está na capacidade de entender e implementar rapidamente as inovações que o mercado de energia tanto solar quanto digital demandam. “Hoje as baterias de lítio estão entre as principais tendências tecnológicas para armazenamento de energia por diversas vantagens, entre as quais se destacam a melhor densidade energética, maior vida útil, menor custo por ciclo e baixa manutenção”, finaliza Rigatieri.
Mais Notícias RTI
Especialistas antecipam aumento na inovação e integração da indústria para dar suporte à computação de alta densidade.
10/12/2024
Inovação faz parte da evolução de sua área de Digital Communications, criada a partir da Infovia Digital no Mato Grosso do Sul.
09/12/2024
Realizado por NIC.br e CGI.br, evento acontece nesta semana em São Paulo.
10/12/2024