A AeC, a segunda maior empresa de contact center do Brasil com clientes espalhados por todas as regiões, dobrou suas operações nos últimos dois anos implementando uma rede full wireless na unidade de São Paulo. Agora o Wi-Fi 6 de alta resiliência e alta disponibilidade, com capacidade de priorização de aplicações de voz e controle de acesso, conta com processos automatizados e segurança reforçada. A rede conecta 44 mil colaboradores, 22 unidades de contact center e usuários em home office, além dos visitantes. As soluções são da HPE Aruba Networking.
A segurança integrada Zero Trust e SASE garantem que os mesmos controles de acesso aplicados às redes dos campi ou filiais se estendam ao colaborador remoto. Como foi necessário transferir parte da operação para o home office devido à pandemia em 2020, foi implementada a tecnologia de virtualização VDI no data center em nuvem, o que permitiu economia e escalabilidade na nuvem com aumento de velocidade e eficiência.
“O dinamismo dos contact centers acaba trazendo a necessidade de mudanças rápidas e constantes nos clientes de diversos segmentos, como empresas de serviços, grandes bancos e indústrias. Isso demandava que o time de infraestrutura de TI, que contava com um número restrito de especialistas, tivesse que realizar grandes manobras lógicas de reconfiguração nos equipamentos a cada novo cliente ou especificação de contrato”, explica Gustavo Teixeira, CIO da AeC. “Esse tipo de processo, além de demandar muito tempo, aumentava a probabilidade de erros”.
O controle de acesso foi implementado por meio do Aruba ClearPass Policy Manager para autenticação 802.1X dos usuários corporativos via Wi-Fi 6, vinculando o grupo dos operadores à operação, desta forma, o colaborador fica livre para logar em qualquer máquina, pois seu perfil de rede será encaminhado à controladora e aos switches. Uma melhor experiência de usuário foi alcançada por meio da orquestração que o Aruba ClearPass Policy Manager trouxe, viabilizando a segurança da rede e trazendo dinamismo para a operação e para a sustentação da equipe de TI local, que possui pouca mão de obra e muitas atribuições de suporte ao usuário.
“A implementação contou com 20 mil pontos, distribuídos entre redes wireless e cabeada AP 515, além de switches 2930F e 5406, que capacitaram o envio e recebimento de dados simultaneamente. Além de controlador wireless 7205 com capacidade de gerenciar e priorizar as aplicações e maximizar a performance de roaming entre os usuários para escolha em tempo real do melhor dispositivo, assim como para o tunelamento do tráfego da rede cabeada”, destaca Daniel Tieppo, diretor Comercial da OL Tecnologia, parceira da HPE Aruba Networking que realizou a implementação.
Também foram instalados Mobility Conductor para gerenciar o cluster e a configuração hierárquica dos controladores, garantindo redundância e visibilidade do tráfego dos usuários; switches de acesso multi giga 2930M para que os APs não encontrem gargalo na rede até o controlador; switches de acesso empilhados 2930F nos andares com operação wired; switch Core 5406 com módulos redundantes para interconexão dos switches de acesso e dos controladores em alta velocidade e redundância.
Uma nova fase da implementação que está sendo realizada em 2023 dá continuidade à substituição dos switches legados para padronização do parque tecnológico e, principalmente, para inclusão no Aruba ClearPass Policy Manager de forma a garantir maior segurança com o dinamismo do colorless port. Até o fim do ano, 38 mil novos pontos deverão ter sido instalados. Uma última fase prevê a migração do gerenciamento atual, que é descentralizado, para o HPE Aruba Networking Central, solução de rede em nuvem com insights viabilizados por IA, automação de fluxo de trabalho e segurança da borda à nuvem que capacita a TI a gerenciar e otimizar as redes remotas, de campi, filiais, data centers e IoT em um único painel.
“A vantagem que o Wi-Fi 6 traz para a velocidade, flexibilidade e escalabilidade da rede no apoio ao crescimento das empresas brasileiras é indiscutível. No caso da AeC, foi possível até mesmo priorizar as aplicações que tinham mais relevância para o negócio. Fomos pioneiros na oferta dessa tecnologia no Brasil e continuaremos a trazer tudo que há de mais avançado e seguro em conectividade para o mercado de redes, seja LAN, WLAN, SD-WAN ou data center, assim como ofertas de NaaS, serviços gerenciados e 5G privado”, aponta Antenor Nogara, country manager da HPE Aruba Networking. Recentemente, o portfólio da companhia foi expandido com a aquisição da Athonet, voltada à conectividade 5G privada, e da Axis Security, especializada em soluções de segurança SASE (borda de serviço de acesso seguro).
Mais Notícias RTI
Especialistas antecipam aumento na inovação e integração da indústria para dar suporte à computação de alta densidade.
10/12/2024
Inovação faz parte da evolução de sua área de Digital Communications, criada a partir da Infovia Digital no Mato Grosso do Sul.
09/12/2024
Realizado por NIC.br e CGI.br, evento acontece nesta semana em São Paulo.
10/12/2024