Scala Data Centers, plataforma de data centers hyperscale, e a Vertiv, fornecedora global de soluções para infraestrutura digital crítica e continuidade, anunciaram um contrato de três anos que inclui soluções tecnológicas para gerenciamento térmico para os data centers da Scala no Brasil, Chile e Colômbia.

A Vertiv entregará, na primeira fase do projeto, 364 unidades de fan coil para CRAH (Computer Room Air Handler, unidade de tratamento de ar para sala de computadores) e 58 chillers, com uma capacidade de refrigeração estimada de 130 MW em seis sites, com aproximadamente 93 MW no Brasil e 38 MW no Chile. Até a fase final do projeto, 11 sites de data centers contarão com o suporte das soluções de gerenciamento térmico da Vertiv. Os equipamentos fornecidos no período do contrato permitirão que os sites acompanhem o ritmo dos avanços de recursos e de eficiência energética.

Chillers de free cooling com solução adiabática foram selecionados para proporcionar maior eficiência dinâmica para diversos data halls da Scala, em alinhamento com a estratégia de sustentabilidade. As soluções da Vertiv têm total redundância, com uma unidade de backup de refrigeração para cada unidade primária, para suportar a continuidade dos negócios de seus clientes.

Na primeira fase, as soluções da Vertiv serão instaladas nos data centers que a Scala está construindo na América Latina, incluindo dois no Brasil: Tamboré (foto), localizado em Barueri, SP, com 600 MW de potência garantida; e um segundo campus em Jundiaí, no interior de São Paulo. No Chile, o equipamento será usado nos data centers construídos no Campus Lampa, próximo a Santiago, que é o maior campus de data centers que já foi autorizado no país, com capacidade total de 120 MW. Os data centers da Colômbia serão contemplados com investimentos posteriores. Desde a sua fundação em 2020, a Scala já investiu mais de R$ 6 bilhões em seus projetos na região.

Os engenheiros da Vertiv e da Scala trabalharam juntos na América Latina e nas plantas de manufatura da Vertiv na Itália e na Eslováquia para criar uma linha de produção dedicada à Scala. Equipes de profissionais das áreas de engenharia, pesquisa e desenvolvimento (P&D), linha de montagem e testes das duas organizações desenvolveram um projeto completamente customizado para a Scala e para as necessidades de infraestrutura crítica digital de seus clientes.

Na visão de Marcos Peigo, CEO e cofundador da Scala, a decisão de escolher a Vertiv para ser a sua parceira de longo prazo em soluções de gerenciamento térmico é o resultado de um relacionamento de muitos anos entre as equipes de engenharia das duas empresas. “A Scala atua como um trusted advisor junto aos seus clientes, sempre trabalhando com soluções inovadoras que proporcionam a melhor performance e atendem aos requisitos de eficiência. Como mitigadores de risco, nós realmente investimos em nossos clientes, fazendo antecipadamente grandes compras estratégicas para evitar os problemas de entrega da cadeia de suprimentos”, disse Peigo. “A Vertiv é uma parceira chave para dar suporte à Scala para que ela realize a sua missão de construir e operar a infraestrutura necessária para levar os países da América Latina a um novo patamar de digitalização.”

Para o CEO e presidente da região Américas da Vertiv, Giordano Albertazzi, o acordo com a Scala Data Centers abre uma nova era no mercado de data centers da América Latina. “Estamos bastante animados em dar o primeiro passo em uma jornada que esperamos irá durar anos e dará suporte ao crescimento da Scala Data Centers na região”, disse Albertazzi. As soluções da Vertiv serão customizadas para apoiar as estratégias de eficiência energética, sustentabilidade e performance da Scala Data Centers. Outro ponto estratégico do acordo exclusivo é que a Scala e seus clientes terão o suporte de um gerente de Serviços ao Cliente da Vertiv totalmente dedicado em cada campus de data center da Scala no Brasil, Chile e Colômbia. Os engenheiros de serviços especializados entregarão um programa de manutenção preventiva e proativa para obter a confiabilidade e eficiência dos sistemas de gerenciamento térmico da Scala. Além disso, a Vertiv gerenciará o estoque de peças de reposição e de equipamentos nos campus da Scala, reduzindo o tempo necessário para completar as necessidades de serviço.



Mais Notícias RTI



Vertiv divulga tendências em data centers para 2025

Especialistas antecipam aumento na inovação e integração da indústria para dar suporte à computação de alta densidade.

10/12/2024


Sonda Brasil investe US$ 2 milhões em novo Centro de Operações Integradas

Inovação faz parte da evolução de sua área de Digital Communications, criada a partir da Infovia Digital no Mato Grosso do Sul.

09/12/2024


14ª Semana de Infraestrutura da Internet no Brasil debate transformações em tempos de IA e conectividade

Realizado por NIC.br e CGI.br, evento acontece nesta semana em São Paulo.

10/12/2024