O atendimento rápido e eficaz é um dos principais diferenciais para um empresa se diferenciar e crescer no mercado. A Ditel, especializada em telefonia IP e comunicações unificadas, fundada há 22 anos em Porto Alegre, RS, desenvolveu o Chatfone, uma solução que integra a central telefônica com o WhatsApp, permitindo que a pessoa em espera prossiga o atendimento por mensagens via aplicativo.
“Para muitos clientes, o telefone fixo é o primeiro ponto de contato com o fornecedor e ainda significa credibilidade. Por outro lado, com o WhatsApp as equipes não precisam parar tudo o que estão fazendo para atender uma pessoa que está telefonando, como costuma acontecer no comércio, por exemplo. Devido à agilidade do aplicativo, os vendedores conseguem atender mais clientes simultaneamente, evitando que fiquem muito tempo na espera ou que desistam do contato”, diz Neuton Fischer, diretor e um dos fundadores da Ditel.
Com o Chatfone, a empresa pode unir três tecnologias (PABX, telefone e WhatsApp) em um só produto. Desenvolvida com recursos de IA – inteligência artificial, a plataforma funciona da seguinte forma: após um tempo determinado, por exemplo, 10 s, 20 s, a pessoa que fez a ligação e está em espera recebe uma mensagem de voz avisando que o atendente está ocupado e que, caso queira prosseguir o atendimento pelo WhatsApp, deve discar a opção desejada. O sistema confirma o número ou permite que o solicitante altere o telefone para qual irá receber o contato do WhatsApp. Após a confirmação, o sistema envia uma mensagem para o WhatsApp do solicitante, com uma breve apresentação da empresa e quem irá atendê-lo. Em seguida, uma mensagem interna é direcionada ao atendente, através do painel ou da função siga-me, alertando-o sobre a solicitação. “Com o siga-me, o atendente pode conversar com o cliente de qualquer local, até mesmo de seu WhatsApp pessoal, sem que o solicitante tenha o conhecimento do número telefônico dele”, diz o diretor. Todas as mensagens são organizadas e arquivadas para futuras consultas.
A solução está sendo apresentada pela Ditel para os provedores de Internet, que poderão não apenas implantar em suas centrais, mas também oferecer aos assinantes como SVA – serviço de valor agregado.
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