O advento da Internet fez com que as empresas, de forma geral, ampliassem o número de canais para atender o consumidor. Durante o processo, porém, alguns métodos considerados mais tradicionais foram relegados para segundo plano, como é o caso do atendimento telefônico.

Em 2022, uma pesquisa realizada pela LivePerson, desenvolvedora norte-americana com foco em IA – Inteligência Artificial conversacional, apontou que 91% dos consumidores preferem marcas que oferecem flexibilidade na escolha da opção de atendimento, seja por mensagem ou telefone.

A Voicecorp Business Telecom, com sede em Recife, PE, é uma operadora brasileira de telefonia IP com foco no segmento corporativo. Uma de suas especialidades é o mapeamento das comunicações nas organizações, identificando os principais gargalos nas contas telefônicas. “Nosso foco é reduzir custos e otimizar a interconexão das companhias”, afirma Diogenes Coutinho, sócio-fundador da Voicecorp Business Telecom.

Criada em 1999, sua matriz ocupa uma área de 700 m2. Entre os serviços oferecidos estão números virtuais, 0800 e telefones com prefixo 0303 para negócios como farmácias, supermercados e provedores. “Temos aproximadamente 5 mil clientes corporativos no Brasil, sendo 200 provedores”, diz Coutinho.

Para atender um grande número de clientes, a Voicecorp Business Telecom investiu em um data center próprio, localizado em sua sede. Com 200 m2, o site tem seis racks que recebem links de cinco provedores. Já o servidor de voz é capaz de realizar até 12 mil chamadas simultâneas.

“Atualmente, o nosso servidor de voz processa 1000 ligações simultâneas e aproximadamente 250 mil minutos de entrada e saída de voz”, lembra o sócio-diretor.

Presente em mais de 2800 cidades no Brasil e em mais de 80 países via POPs – Pontos de Presença, a Voicecorp está com diversos projetos para 2023. Um deles é a oferta de serviços de colocation em seu data center. A companhia está à procura de parceiros para tal empreitada. Já a outra meta envolve a ampliação dos serviços no Pernambuco. O objetivo é estar presente em mais de 10 cidades do interior do estado até o final do ano.



Mais Notícias RTI



Rio Grande do Sul consolida cinturão tecnológico com R$ 7 bilhões em projetos

Entre os destaques está a Tellescom, que prevê R$ 1 bilhão em quatro novas plantas de encapsulamento de chips em Cachoeirinha até 2029.

27/10/2025


BWS IoT inaugura nova fábrica em MG e expande produção de dispositivos

Empresa amplia capacidade industrial e prevê crescimento anual de 25% na produção de soluções IoT.

27/10/2025


Ampernet amplia rede óptica com tecnologia da Padtec

Provedor paranaense investe em equipamentos DWDM e amplia rotas até o Mato Grosso do Sul e fronteiras com Paraguai e Argentina.

27/10/2025