Com mais de 60 anos de história e reconhecimento internacional por excelência em tecnologia e assistência ao paciente, o Hospital de Amor, em Barretos, SP, implementou conectividade Wi-Fi 6 para os pacientes internados nos setores de reabilitação, internação clínica e cirúrgica. Agora até 2,5 mil dispositivos pessoais podem ser conectados à rede ao mesmo tempo para que eles falem com a família, leiam sites, ouçam música ou assistam vídeos enquanto se recuperam do tratamento contra o câncer. A arquitetura Wi-Fi é da HPE Aruba Networking e foi entregue no modelo NaaS ou rede como serviço.
“Nossos pacientes são atendidos pelo SUS - Sistema Único de Saúde e boa parte deles fica em tratamento prolongado longe da família e amigos, não podendo arcar com os custos de um pacote de dados para usarem no período de internação. Por isso a iniciativa significa bem mais do que oferecer distrações, está em linha com a nossa proposta de usar a tecnologia para otimizar a assistência ao paciente e a experiência deles no hospital. Nós olhamos para as pessoas, não para a doença”, afirma Caio Queiroz, administrador de Rede do Hospital de Amor.
Wilson Silva, analista de Infraestrutura da instituição, complementa que isso é particularmente verdade no caso de alguns pacientes que ficam até dois anos internados sem voltar para casa. O executivo comenta que o departamento de compras também foi incluído no projeto, beneficiando e oferecendo maior mobilidade a 4 mil colaboradores, que agora podem acessar a rede não apenas por meio dos laptops da instituição, mas também por seus próprios tablets e smartphones. Com isso, a comunicação interna foi otimizada com uma rede social corporativa que se tornou a principal ferramenta de interação e comunicação da instituição.
De acordo com Douglas Vieira, gerente de TI do hospital, a próxima fase prevê que o Wi-Fi 6 seja disponibilizado em outras áreas, devendo ser finalizada nos próximos meses, cobrindo um total de 43,8 mil metros quadrados.
“Nem sempre o 4G funciona dentro do hospital, mas agora o Wi-Fi 6 chega aos pacientes, acompanhantes e funcionários com velocidade próxima do 5G, de 300 a 400 Mbit/s. Tudo de forma gratuita. Isso demonstra a humanização do tratamento e a superioridade técnica do projeto, que já está preparado para comportar IoT - Internet das Coisas em ambientes hospitalares no futuro”, destaca Isac Sartori Gomes, engenheiro de Redes e Telecomunicações da Network Consult. A empresa é parceira da HPE Aruba Networking e realizou a implementação.
A solução utilizada inclui 40 pontos de acesso Aruba Instant-On AP-22 em substituição aos equipamentos anteriores com dez anos de uso e que não tinham mais suporte técnico. Esse tipo de problema não ocorrerá novamente, pois como o modelo da implementação foi o de rede como serviço, os equipamentos serão trocados com uma frequência adequada para que a rede esteja sempre atualizada e preparada para as novas tecnologias que forem sendo desenvolvidas no decorrer dos anos. A Network Consult será responsável por essa atualização e o hospital não precisará dedicar nenhum tempo a isso.
Em paralelo à implementação principal, o Centro de Treinamento em Cirurgias Minimamente Invasivas (Ircad) do hospital também foi atendido. Trata-se do maior centro de treinamento do tipo em todo o continente e possui a mais moderna estrutura para a especialização médica nos países da América Latina. Os mais de 7,6 mil metros quadrados do espaço receberam, também no modelo NaaS ou rede como serviço, 14 pontos de acesso Wi-Fi 6 e 5 switches Aruba Instant-On 48-portas PoE.
Segundo recente pesquisa da IDC, que ouviu mais de 1000 executivos ao redor do mundo, o principal motivo para eles escolherem a implementação de rede como serviço incluem a facilidade para incorporar novas tecnologias; implantação mais rápida de novos recursos e funcionalidades; e redução de custos de manutenção e suporte.
“Ter a nossa tecnologia escolhida por uma instituição que é referência na área de saúde para ajudá-la a oferecer mais conforto a seus pacientes é uma honra para nós. Fundamentalmente, a tecnologia serve às pessoas, como esse caso demonstra. Continuaremos a promover a visão seja qual for o setor no qual nossa conectividade seja implementada”, conclui Antenor Nogara, country manager da HPE Aruba Networking.
Mais Notícias RTI
Especialistas antecipam aumento na inovação e integração da indústria para dar suporte à computação de alta densidade.
10/12/2024
Inovação faz parte da evolução de sua área de Digital Communications, criada a partir da Infovia Digital no Mato Grosso do Sul.
09/12/2024
Realizado por NIC.br e CGI.br, evento acontece nesta semana em São Paulo.
10/12/2024