O governo de São Paulo lançou um programa para fomentar a digitalização dos municípios. Batizado de TecnoCidades, sua primeira meta é expandir a tecnologia de 5G para 270 municípios até o fim de 2023. Dos 645 municípios paulistas, apenas 69 já contam com o sinal.

Iniciativa entre a SDE - Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a InvestSP, a agência de promoção de investimentos do Estado, o programa, após as cidades serem conectadas ao 5G, vai mapear as demandas dos municípios com o propósito de adotar soluções inteligentes. Estão no radar das inovações o uso de prontuários eletrônicos nas unidades de saúde, a telemedicina, sistemas de vigilância interconectados para reforçar a segurança pública, soluções de controle do fluxo de pedestres e veículos e o uso de plataformas digitais e recursos de realidade virtual nas escolas.

Além disso, o TecnoCidades também inclui em suas metas a ampliação da oferta de energia renovável e melhorias na própria gestão pública, com a integração de sistemas e um maior controle dos processos. A ideia é que a equipe coordenadora do programa, além de coordenar a implantação das soluções, também seja responsável pelo suporte técnico, por meio de parcerias com entidades nacionais ou internacionais, com estímulo a trocas de experiências entre os municípios.

Para a primeira fase de expansão do 5G, as cidades ainda dependem da liberação pela Anatel da frequência necessária para a conexão. Após isso, os municípios precisam alterar as leis que regulamentam onde as novas antenas poderão ser instaladas, o que é necessário para que as operadoras de telecomunicações invistam na infraestrutura da rede, já que o 5G exige até dez vezes mais antenas que o 4G. Em todo o estado, 97 localidades com autorização da Anatel ainda não atualizaram suas leis.

Ainda segundo o levantamento da InvestSP, das 645 cidades paulistas, 269 já contam com a liberação da frequência para conexão do 5G, porém somente 83 têm leis atualizadas. Do total, também apenas 74 atualizaram a Lei das Antenas, pré-requisito para a chegada da Internet 5G.



Mais Notícias RTI



Rio Grande do Sul consolida cinturão tecnológico com R$ 7 bilhões em projetos

Entre os destaques está a Tellescom, que prevê R$ 1 bilhão em quatro novas plantas de encapsulamento de chips em Cachoeirinha até 2029.

27/10/2025


BWS IoT inaugura nova fábrica em MG e expande produção de dispositivos

Empresa amplia capacidade industrial e prevê crescimento anual de 25% na produção de soluções IoT.

27/10/2025


Ampernet amplia rede óptica com tecnologia da Padtec

Provedor paranaense investe em equipamentos DWDM e amplia rotas até o Mato Grosso do Sul e fronteiras com Paraguai e Argentina.

27/10/2025