A operadora de satélites espanhola Hispasat começou a ofertar serviço de streaming para provedores de Internet. Disponível em duas opções, o serviço é OTT - over the top, ou seja, funciona pelas redes de banda larga.
Solução oriunda da aquisição pela Hispasat em 2021 da Media Networks, empresa do grupo Telefónica da área de TV por assinatura, o primeiro produto é o Wave OTT, que envolve apenas a infraestrutura do streaming – equipamentos de headend, backend e distribuição – para provedores que já têm conteúdo.
Nesse caso, todos os equipamentos e softwares são fornecidos como serviço, em solução turnkey, ficando a cargo do provedor apenas o investimento no conteúdo que será fornecido para os assinantes. Segundo explica Claudio Lessa (foto), gerente de vendas de vídeo da Hispamar, braço operacional da Hispasat, o provedor não precisa investir em Capex, pois toda a operação da infraestrutura é via nuvem, com entrega em CDN.
Apenas se houver o interesse em manter a infraestrutura internamente, é implantada uma CDN própria no provedor. “Mas o investimento em Capex será sempre zero, cobramos sempre pelo serviço operacional [opex]”, afirma Lessa.
A segunda solução, a Wave OTT Plus, compreende também os pacotes de conteúdo, para implantação completa do OTT no provedor. Ou seja, o serviço inclui recepção, processamento, empacotamento, segurança (DRMs) e publicação de canais, bem como o sistema de gerenciamento e aplicativos para os diversos dispositivos. Inclui também os direitos de canais lineares (nacionais e internacionais) e conteúdos sob demanda das principais programadoras. A oferta na América do Sul foi possível por conta de parceria da Hispasat com a Vubiquity, com pacote premium de 54 canais de conteúdos da Warner Bros, Paramount, Universal e Sony. Além disso, há a opção de pacote básico, que já atende os canais locais de oito países da América do Sul onde a empresa está presente.
O Brasil é o nono país a contar com as soluções, oficialmente a partir do último Encontro da Abrint (24 a 26 de maio), por meio da atuação da Hispamar, que está firmando acordos de conteúdo. A ideia no Brasil é iniciar com a oferta de pacote básico de 26 canais e um pacote premium com 51 canais. “Mas queremos chegar a uma grade de mais de 80 canais”, diz o gerente.
A oferta do Wave OTT Plus tem a vantagem, segundo Lessa, de ser no modelo de white label, já que os acordos com programadores são feitos para dar o direito à Hispamar de sublicenciar as marcas para os provedores. “Dessa forma os provedores podem revender para o usuário final com sua marca própria”, afirma.
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