A Eletronet, fornecedora de serviços de telecom e conectividade IP por rede de fibra óptica, inaugurou um ponto de troca IX em Belo Horizonte, MG. Com a expansão da rede, a Eletronet passa a estar presente em 27 pontos de interconexão pelo Brasil e pelo mundo.
“Usualmente, para acessar os conteúdos que seus clientes procuram, um provedor precisa estabelecer links diretos com centros de concentração de conteúdo, como São Paulo, Rio de Janeiro ou Fortaleza, CE, diretamente ou por meio da contratação de links de dados. Porém, com o IX, estas conexões passam a não ser mais necessárias, tornando a troca de dados direta, mais eficiente, elevando os níveis de segurança”, explica Célio Mello, gerente de produtos da Eletronet.
A ativação do IX em Belo Horizonte irá atender, principalmente, os provedores da região. Porém, operadoras de todo o Brasil que tenham interesse em trocar tráfego e acessar conteúdos presentes no IX também vão se beneficiar com a conexão.
A Eletronet irá oferecer as modalidades de trânsito IP de seu portfólio, como o full IP e o IP Brasil, além de permitir a conexão do usuário diretamente ao IX, tanto fisicamente por meio de um golden jumper ou por meio de conexão lógica via VLAN, utilizando a conexão da Eletronet ao PIX.
O PIX de Belo Horizonte é um IX com grande relevância no Brasil, pois conta com 102 participantes e mais de 30 Gbit/s de tráfego. A Eletronet já está presente em Belo Horizonte com três POPs na região metropolitana (Barreiro, Taquaril e Itambé), além de ter outros 29 POPs distribuídos em Minas Gerais.
Mais Notícias RTI
Especialistas antecipam aumento na inovação e integração da indústria para dar suporte à computação de alta densidade.
10/12/2024
Inovação faz parte da evolução de sua área de Digital Communications, criada a partir da Infovia Digital no Mato Grosso do Sul.
09/12/2024
Realizado por NIC.br e CGI.br, evento acontece nesta semana em São Paulo.
10/12/2024