Apesar da competição acirrada na oferta de banda larga, a Aonet Telecom, provedor com sede em Duartina, SP, presente em 23 cidades e cinco distritos no centro-oeste paulista, comemora o crescimento orgânico de 10 mil novos contratos assinados nos últimos 14 meses. “Ultrapassamos a casa dos 35 mil assinantes, o que é uma marca excelente, considerando o atual momento do mercado”, diz o CEO Claudio Placa. Segundo ele, com essa alta, a empresa passou a deter a liderança em praticamente todos os municípios onde atua.
Fundada por José Roberto Angelo, que antes atuava no mercado de antenas parabólicas, a Aonet Telecom iniciou suas atividades com Internet discada há cerca de 20 anos. Passou a investir em fibra em 2012. Hoje a rede óptica soma um total de 1750 km. Só de backhaul são mais de 400 km em anel DWDM interligando os municípios. “Todas as cidades são 100% em FTTH, com exceção de Bauru, onde estamos finalizando o processo de cabeamento, que abrirá mais 140 mil portas de atendimento até o final do ano”, diz.
O crescimento da empresa é o resultado de um conjunto de estratégias e decisões tomadas há alguns anos, quando os sócios da Aonet (o proprietário José Roberto e os filhos Marcos e Laís) decidiram elevar a estrutura profissional da empresa. “O fato de ser uma empresa familiar não significa que ela tenha uma administração familiar. Hoje implementamos as melhores práticas corporativas utilizando processos e metodologias para a gestão”, diz o CEO, executivo com larga bagagem experiência em processos gerenciais e análise comportamental, contratado com a missão de dar sequência ao processo de profissionalização, ênfase no trabalho em equipe, uso de indicadores interligados entre departamentos, treinamento e reciclagem, metodologia e automações. A empresa também criou um conselho administrativo constituído pelos sócios.
A Aonet investiu no treinamento das equipes, com um ciclo de reciclagem a cada seis meses. Atualmente, o quadro conta com cerca de 200 colaboradores, dos quais mais de 30% estão na empresa há mais de três anos e 5% há mais de oito anos.
Outro fator importante diz respeito à disseminação da cultura da empresa junto a todos os profissionais, dos técnicos de instalação aos gerentes e equipes de vendas. Um lema sempre repetido pelos proprietários é o ‘mais perto de você’. “Isso faz com que o time leve essa experiência de fato aos assinantes, pois há uma preocupação genuína de proporcionar a melhor experiência”, afirma Placa.
Exatamente para estar próximo de seus clientes, a Aonet participou da Festa das Cerejeiras em Garça, evento que celebra as árvores que dão nome à festa, além de outros elementos da cultura japonesa, realizada de 28 de junho a 1 de julho. A empresa forneceu Internet para todo o evento, infraestrutura para transmissões on line e apoio aos comerciantes e organização. “Como Garça é uma das nossas cidades atendidas, acreditamos que seria importante participar de forma bem impactante”, diz.
A Aonet também levou para a Festa das Cerejeiras o Digital Truck da DPR Telecomunicações, indústria fabricante de produtos de fibra óptica e distribuidora de produtos Nokia. A casa digital itinerante construída dentro de um caminhão show é disponibilizada aos provedores para demonstrar o potencial da sua conexão. “Usamos os equipamentos Nokia em nossa rede, que geram experiência de qualidade e usabilidade aos assinantes de alta performance, com elevado poder de processamento e estabilidade. Demonstramos na prática para todos que foram ao evento como funciona nosso modelo de atendimento e equipamentos. As pessoas conseguiram sentir na prática como é ter uma casa conectada, utilizando Alexa e automações residenciais por conta de uma Internet estável e de alta velocidade”, diz. Garça é uma cidade de mais de 54 mil habitantes e atrai mais de 100 mil pessoas todos os anos no Cerejeiras Festival.
A Aonet espera expandir e se consolidar como um dos grandes provedores do interior paulista. O plano é de chegar a 100 mil assinantes no prazo de cinco anos. “O foco em um primeiro momento é nos concentrar em nossa região, mas não está descartado irmos para outras áreas de São Paulo. Além do crescimento orgânico, a compra de operações (M&A) também está no radar do provedor”, finaliza Placa.
Foto: Da esquerda para a direita, Marcos, José Roberto e Laís Angelo, proprietários da Aonet, e o CEO Claudio Placa.
Mais Notícias RTI
Especialistas antecipam aumento na inovação e integração da indústria para dar suporte à computação de alta densidade.
10/12/2024
Inovação faz parte da evolução de sua área de Digital Communications, criada a partir da Infovia Digital no Mato Grosso do Sul.
09/12/2024
Realizado por NIC.br e CGI.br, evento acontece nesta semana em São Paulo.
10/12/2024