Com a expansão dos serviços de banda larga, a tarefa de cadastrar, configurar e gerenciar os inúmeros dispositivos instalados nos clientes torna-se um desafio cada vez maior para os provedores de Internet. A Zequenze, empresa norte-americana especializada em soluções de automação para telecomunicações, está apresentando ao mercado brasileiro uma plataforma 100% em nuvem que permite às operadoras controlar os CPEs dos assinantes de forma totalmente remota, oferecer um atendimento mais ágil e reduzir custos com chamados e visitas de técnicos.
“Os clientes têm uma melhor qualidade de experiência”, diz Freddy Turriaf, diretor de vendas da Zequenze. Com a ferramenta, o provedor ganha velocidade e segurança nas operações de integração de novos assinantes à base e na detecção de problemas na rede e CPEs. A duração de ligações ao call center é reduzida pela metade. Além disso, o diagnóstico mais rápido e preciso de anomalias prolonga a vida útil dos dispositivos, reduzindo custos com a compra de novos equipamentos.
A plataforma da Zequenze é fornecida em três módulos. A ferramenta de automação da gestão de dispositivos, também chamada de ACS - Servidor de Configuração Automática, inclui suporte aos padrões TR-069 e TR-369/USP e realiza integração automática (provisionamento zero touch), gerenciamento de configurações e testes de desempenho (baseados em TR-143) com relatórios e análises. A solução é multivendor, ou seja, permite gerenciar o ambiente de diferentes fornecedores e tipos de CPEs. Além de ONUs, suporta outros equipamentos, como roteadores WiFi e modems 4G.
A segunda plataforma realiza a automação de gerenciamento de assinantes (GATE), uma solução aberta e baseada em padrões para os casos de uso mais críticos na área de telecomunicações, como controle de acesso para implantações FTTH – fiber to the home, WiFi e offload de WiFi móvel.
E por fim, a ferramenta de automação de infraestrutura de rede (FLUX) permite, por meio de uma interface simples, automatizar a configuração de uma grande quantidade de serviços e dispositivos de forma segura, escalável e sem erros. Independentemente do fornecedor ou dos protocolos suportados pelos dispositivos de rede (CLI, Yang, outros), a plataforma é capaz de executar de forma automática e programática qualquer tarefa/fluxo de configuração, capacitando os provedores a implementar verificação de conformidade (auditoria), nova configuração de implantações e consolidação de gerenciadores de elementos, automação de configuração, telemetria e monitoramento.
Segundo Vagner Placido (foto), country manager da Zequenze no Brasil, a empresa chegou ao mercado brasileiro há cerca de 10 meses. “Estamos fazendo prospecções e provas de conceito junto a potenciais clientes”, afirma. Segundo ele, o desenvolvimento é muito rápido e em uma ou duas semanas o provedor pode começar a rodar a ferramenta. “O modelo de negócio é turnkey, ou seja, o cliente não precisa instalar nenhum hardware na empresa ou modificar seus sistemas existentes, pois a solução usa o navegador web e roda nas principais nuvens públicas”, diz. Além disso, permite integração com as principais CRMs e ERPs do mercado. “Com o apoio da plataforma, o provedor pode fazer uma atuação sem interferência no usuário final, aliviar o nível 1 do call center e ajudar técnico a entender o que se passa na rede do assinante”, afirma. Mesmo em um novo assinante, ao instalar a ONU, o técnico tem acesso total a informações do dispositivo e da rede, possibilitando a realização do trabalho de forma muito mais rápida do que no modo manual. A Zequenze está bastante confiante no Brasil e nas perspectivas de negócios. “A maioria dos provedores ainda não gerencia suas CPEs”, finaliza Placido.
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