A ABINC – Associação Brasileira de Internet das Coisas divulgou a lista de vencedores do Prêmio ABINC de IoT – Internet das Coisas 2023. Os premiados foram reconhecidos pela entidade em virtude de suas iniciativas que estimularam o uso da tecnologia em diversas áreas, com foco em obter ganhos de produtividade, eficiência e redução de custos.

Dentre os 66 projetos inscritos nesta edição, foram anunciados os melhores projetos nas categorias Acadêmica, Startups, Empresas Consolidadas e Soluções para Governos/Infraestrutura, elegendo os primeiros e segundos colocados. A banca de jurados que analisou os projetos inscritos foi composta por membros da diretoria da ABINC e especialistas da área de IoT.

“Nesse sentido, o prêmio visou dar visibilidade aos casos reais de aplicação das tecnologias da Internet das Coisas e os ganhos de produtividade, eficiência, redução de custos ou criação de novas fontes de receitas que esses projetos proporcionaram para as empresas e sociedade para encorajar outros líderes empresariais e gestores públicos a inovarem com o uso da IoT”, explica o jurado Flavio Maeda, VP ABINC e head de digital da Pöyry/AFRY América Latina.

Na Categoria Acadêmica, o 1º colocado foi o projeto Baby IoT – monitoramento do bem-estar de recém-nascidos, do Instituto Mauá de Tecnologia. O 2º colocado foi o projeto Gêmeos Digitais: A integração do BIM e do IoT no Smart, também do Instituto Mauá de Tecnologia.

Na Categoria Startups, o 1º lugar ficou com o projeto Green IoT - Emissões de Poluente Veiculares em Tráfego Real, da empresa Zane. Já o 2º lugar foi ocupado pelo projeto Concilia - da Base à Bomba, da companhia Via Flex.

Na Categoria Empresas Consolidadas, o 1º colocado foi o projeto Religador Monofásico Rocket-1 - 15/27 KV, da empresa HartBR. O 2º colocado foi o projeto Sistema geral de pesagens, da companhia CrazyTechLabs.

Na Categoria Soluções para Governos/Infraestrutura, o 1º lugar ficou com o projeto UniQ: Unificando tecnologias no ecossistema digital de transporte urbano, da empresa UniQ. Já o 2º lugar esteve com o projeto SMART City Angra dos Reis, da companhia ENEL X.



Mais Notícias RTI



Rio Grande do Sul consolida cinturão tecnológico com R$ 7 bilhões em projetos

Entre os destaques está a Tellescom, que prevê R$ 1 bilhão em quatro novas plantas de encapsulamento de chips em Cachoeirinha até 2029.

27/10/2025


BWS IoT inaugura nova fábrica em MG e expande produção de dispositivos

Empresa amplia capacidade industrial e prevê crescimento anual de 25% na produção de soluções IoT.

27/10/2025


Ampernet amplia rede óptica com tecnologia da Padtec

Provedor paranaense investe em equipamentos DWDM e amplia rotas até o Mato Grosso do Sul e fronteiras com Paraguai e Argentina.

27/10/2025