A F5, provedora de soluções de segurança cibernética, anuncia as descobertas do estudo Bots Statistics Report H1 2023. Construída ao longo do primeiro semestre do ano, a análise mapeia o quanto o tráfego de empresas de todas as verticais da economia é formado por Bots e acessos humanos. Trata-se de um relatório 100% baseado em dados de organizações reais do mercado norte-americano, usuárias da plataforma de segurança e bloqueio de Bots maliciosos F5 Distributed Cloud. “O setor de telecomunicações é o que conta com a maior penetração de tráfego automatizado. Isso inclui Bots ‘do bem’ como ChatBots. Identificar esses diferentes Bots e, quando necessário, bloquear os acessos indevidos, é crítico para elevar a experiência dos usuários dessas redes. A visibilidade sobre os Bots contribui, também, para que as operadoras otimizem sua infraestrutura de rede, evitando consumir links com Bots ilegítimos”, ressalta Kleython Kell, engenheiro de soluções da F5 Brasil.

Somente em abril, 76,6% de todo o tráfego automatizado analisado pela F5 pertencia às cinco grandes operadoras de telecom foco deste estudo. São operadoras que processam entre 2,8 e 188 milhões de transações por mês. “O F5 Distributed Cloud e a nuvem da F5 utilizam IA - Inteligência Artificial e machine learning para checar cada uma dessas transações em escala, de modo preservar a segurança e a rentabilidade das organizações”, afirma Kell.

Merece destaque o fato de que as verticais ligadas a finanças (bancos, cooperativas, seguradoras, etc.) apresentem os menores índices de tráfego automatizado (Bots) em seus sistemas. “Esse é um setor maduro tecnologicamente e que possui processos em constante atualização. Isso explica o uso de soluções para mitigar esse tipo de ameaça”, reflete Kell. Apenas 0,1% do tráfego das seguradoras, 0,5% dos ambientes dos bancos e 0,8% dos sistemas das cooperativas financeiras são formados por Bots.

O estudo analisa a presença de Bots a partir dos pontos de acesso do usuário. Isso inclui mapear o que se passa quando um consumidor acessa uma página web a partir de um computador desktop, via browser, e qual a realidade de quem interage com uma determinada empresa a partir de seu smartphone, via Apps. “Cresce a cada dia a opção por realizar acessos a partir do smartphone, por meio de Apps”, diz Kell. Embora essa tendência permeie a maior parte das verticais foco deste relatório, novamente o destaque fica por conta do setor de telecom. “44,6% dos acessos via aplicativos móveis às operadoras são formados por Bots”.

Para Kell, é importante lembrar que o setor de telecom conta com grande presença de Bots também no acesso via web/browser. “As operadoras são novamente um destaque neste modelo, com 26,4% de Bots ocupando a infraestrutura de rede em acessos não mobile”, finaliza.

A análise completa pode ser acessada pelo link: https://tinyurl.com/yc6jzkfb.



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