A Angola Cables, multinacional fornecedora global de serviços de rede e soluções digitais, alcançou um pico de mais de 12.600 Tbit/s em toda sua rede, uma marca histórica na volumetria de tráfego da companhia. Isso é resultado da expansão de tráfego da multinacional no mundo, que cresceu 45% neste ano.

A rede de transmissão e Internet de dados da Angola Cables é formada pelos cabos submarinos SACS, Monet e WACS e pelas infraestruturas instaladas na América Latina, África, Europa e Estados Unidos. Nesse contexto de expansão, merecem destaque os novos POPs - Pontos de Presença em Brasília, DF, e Goiânia, GO, e as novas rotas de ligação dos Estados Unidos a Europa e o tráfego de dados para Los Angeles e Cingapura.

O Brasil tem um papel importante nesses números, uma vez que o volume de dados de Internet no país aumentou 18 vezes nos últimos cinco anos, impulsionado pelo crescimento da infraestrutura e a expansão das redes de fibra óptica em território nacional, que oferecem novas rotas para provedores de conteúdo locais e internacionais.

Com isso, as empresas locais se beneficiam de acesso amplo a infraestruturas de telecom, capazes de oferecer conexão direta com o mundo por meio da sua rede global de cabos submarinos Monet (ligação US-LATAM), com capacidade acima de 400 Gbit/s em ligações únicas de transporte para seus clientes e parceiros, SACS e WACS (ligação Sul-Sul Brasil Cingapura com add-drop em África e Europa).

“Estamos vivendo um momento único, promissor e de grandes oportunidades, uma vez que a nossa rede global registra crescimentos galopantes e constantes. Hoje a empresa está na vanguarda da expansão tecnológica por meio da implantação de projetos de ampliação regional em diversas frentes e investimentos em conectividade continua e robustecida”, explica Frederico Oliveira, líder global de engenharia da Angola Cables.

No Brasil, a TelCables é responsável por fornecer soluções de rede interconectada de alcance global em cinco continentes através de mais de 30 pontos de presença, 66 data centers e 300 nodes de clouds no mundo, o que permite garantir alto desempenho e disponibilidade em soluções sensíveis a latência e/ou a milésimos de downtime.



Mais Notícias RTI



Rio Grande do Sul consolida cinturão tecnológico com R$ 7 bilhões em projetos

Entre os destaques está a Tellescom, que prevê R$ 1 bilhão em quatro novas plantas de encapsulamento de chips em Cachoeirinha até 2029.

27/10/2025


BWS IoT inaugura nova fábrica em MG e expande produção de dispositivos

Empresa amplia capacidade industrial e prevê crescimento anual de 25% na produção de soluções IoT.

27/10/2025


Ampernet amplia rede óptica com tecnologia da Padtec

Provedor paranaense investe em equipamentos DWDM e amplia rotas até o Mato Grosso do Sul e fronteiras com Paraguai e Argentina.

27/10/2025