A Embratel anunciou o lançamento da plataforma de soluções Smart Farm para impulsionar a adoção de conectividade e de ferramentas digitais no agronegócio. A nova solução foi desenvolvida em conjunto com a Farmers Edge, empresa especializada em soluções agrícolas digitais, para criar um ecossistema mais sustentável e conectado, para apoiar na tomada de decisões estratégicas no campo.

A plataforma inclui serviços de imagens via satélite de alta resolução, estações meteorológicas, telemetria, amostragem de solo, processamento de dados com IA - Inteligência Artificial e machine learning, aplicativo de gestão de dados, além de suporte e treinamentos personalizados aos agricultores.

“A partir da Smart Farm, a Embratel atua para que seus clientes no campo possam tomar decisões efetivamente informadas sobre as diversas etapas do seu negócio, desde o plantio até a colheita”, afirma Adriano Rosa, diretor-executivo da Embratel. De acordo com o executivo, a proposta é ajudar no desenvolvimento tecnológico do agronegócio, fornecendo soluções para garantir maior qualidade, produtividade e segurança nas fazendas.

A plataforma é disponibilizada com quatro módulos:

- Smart Imagery: fornece imagens via satélite de alta frequência e alta resolução, além de mapas exclusivos das fazendas. Por meio da gestão desses dados, é feita a detecção automática de possíveis pragas, doenças, deficiências nutricionais, injúrias climáticas, falhas de aplicação, mau funcionamento de equipamentos e problemas de drenagem. Ao reconhecer alguma mudança, a solução notifica automaticamente o agricultor para que sejam realizadas as correções necessárias.

- Smart Insite: realiza o monitoramento de culturas e agricultura digital, com foco especial em clima.  A solução permite e aprimora as decisões agronômicas por meio da captura de dados no campo, possibilitando análises e modelagens preditivas. É composta por uma estação meteorológica que coleta informações de condições climáticas, como umidade, temperatura e precipitação em tempo real, e oferece imagens via satélite de alta frequência e resolução. Dessa forma, é possível ter o conhecimento do microclima da propriedade, programando melhor operações de acordo com as condições meteorológicas.

- Smart: une as tecnologias e funcionalidades das ofertas Smart Imagery e Smar Insite, adicionando o uso de telemetria para monitorar equipamentos, como colheitadeiras, em tempo real. A telemetria permite o rastreamento do maquinário, disponibilizando também o histórico de trajetos e outros indicadores. Assim, as operações são monitoradas, possibilitando ajustes imediatos em caso de uso incorreto dos equipamentos, como velocidade inadequada no tráfego. Permite ainda a identificação de possíveis falhas operacionais e a economia do uso de combustíveis.

- Smart VR: traz as funcionalidades e tecnologias da oferta Smart, além de uma consultoria agronômica que realiza a amostragem e análise de solo, possibilitando a otimização e a correta aplicação de insumos, fertilizantes e corretivos, com mapas de plantio. A solução apoia na promoção da economia de recursos e na adoção de melhores práticas sustentáveis.



Mais Notícias RTI



Vertiv divulga tendências em data centers para 2025

Especialistas antecipam aumento na inovação e integração da indústria para dar suporte à computação de alta densidade.

10/12/2024


Sonda Brasil investe US$ 2 milhões em novo Centro de Operações Integradas

Inovação faz parte da evolução de sua área de Digital Communications, criada a partir da Infovia Digital no Mato Grosso do Sul.

09/12/2024


14ª Semana de Infraestrutura da Internet no Brasil debate transformações em tempos de IA e conectividade

Realizado por NIC.br e CGI.br, evento acontece nesta semana em São Paulo.

10/12/2024