A Blue Marine Telecom concluiu o Desktop Study (DTS), estudo inicial para a implantação da malha óptica submarina da Bacia de Campos, no Rio de Janeiro. O projeto prevê à instalação de cerca de 800 km de cabos, que farão a interligação entre duas estações terrestres com 12 unidades de exploração e produção de óleo e gás offshore.

O DTS contempla a rota escolhida para a instalação do anel principal da malha, que interligará as plataformas e as bases em terra. Entre outros aspectos, o estudo detalha as características dessa rota, apontando quais serão as soluções de engenharia mais adequadas para que os cabos sejam instalados em segurança e qual a quantidade de material que deverá ser empregada.

A instalação da malha óptica submarina da Bacia de Campos tem previsão para ser concluída até meados de 2025. O projeto inclui ainda a construção de uma landing station (estação de onde partem/chegam os cabos em terra) em Anchieta, ES, além das obras de ampliação de outra estação, localizada em Barra do Furado, no município de Quissamã, RJ. A Blue Marine Telecom integra o Zmax Blueship Group.

O início das atividades em campo está previsto para o primeiro semestre de 2024.



Mais Notícias RTI



Rio Grande do Sul consolida cinturão tecnológico com R$ 7 bilhões em projetos

Entre os destaques está a Tellescom, que prevê R$ 1 bilhão em quatro novas plantas de encapsulamento de chips em Cachoeirinha até 2029.

27/10/2025


BWS IoT inaugura nova fábrica em MG e expande produção de dispositivos

Empresa amplia capacidade industrial e prevê crescimento anual de 25% na produção de soluções IoT.

27/10/2025


Ampernet amplia rede óptica com tecnologia da Padtec

Provedor paranaense investe em equipamentos DWDM e amplia rotas até o Mato Grosso do Sul e fronteiras com Paraguai e Argentina.

27/10/2025