A Cobli, empresa que atua com gestão de frota, está impulsionando a eficiência operacional e otimizando o modo de condução de motoristas de diversas empresas, como é o caso da Azza Telecom, provedor de serviços de Internet residenciais e corporativos. Após a adoção da Cobli Cam, solução de videotelemetria, a companhia aumentou em 19% o tempo produtivo de sua operação e registrou uma redução de 65% nos comportamentos de risco ao volante.

Recentemente, a Azza atingiu a marca de mais de 145 mil clientes espalhados por mais de 40 cidades do interior de São Paulo. O crescimento trouxe um grande desafio logístico: garantir cada vez mais produtividade nos times de campo sem comprometer a qualidade ou a segurança dos envolvidos.

“Com a expansão da empresa cresceu a necessidade de evoluirmos a gestão da frota para atender com mais rapidez e qualidade. Precisávamos melhorar o tempo das ordens de serviço do time de campo, além de aperfeiçoar o modo de condução e uso do veículo, reduzir riscos de trânsito e custos desnecessários”, afirma Vander Stephanin, vice-presidente comercial da Azza.

A tecnologia da Cobli possibilitou administrar ordens de serviço planejadas e realizadas, desvios da rota e uso fora dos horários planejados, bem como integração com sistemas de mercado necessários para a operação. Com isso, simplificou-se a gestão e aumentou a atuação dos gestores junto aos times de campo, o que resultou na queda de 15% no número diário de paradas por motoristas e redução de 19% na distância percorrida.

A segurança do motorista e o cuidado com o veículo eram pontos que também precisavam ser endereçados. Para melhorar o comportamento ao volante, foram implementados alertas sonoros na cabine dos veículos, que emitem avisos automaticamente diante de situações perigosas como distração, distância insegura do veículo à frente, excesso de velocidade, entre outros.

As ações para melhorar o modo de dirigir do condutor já se traduzem em resultados positivos para a operação: houve uma queda de 65% de comportamentos de risco e, em quatro meses, diminuiu pela metade a quantidade de ocorrências de risco por quilômetro rodado.

“Ao unirmos as tecnologias avançadas em IoT - Inteligência Artificial e big data com as necessidades da Azza, tornamos viável um caminho para uma direção mais focada e cuidadosa. Esses pontos impactam diretamente no bolso das empresas. Corrigir imprudências significa reduzir gastos com eventuais sinistros, multas e consumo excessivo de combustível”, afirma Rodrigo Mourad, presidente e cofundador da Cobli.

A plataforma de inteligência também desempenhou um papel importante no controle do motor ocioso dos veículos, ou seja, quando o automóvel está ligado, porém não está em movimento. Com a administração via planilhas e relatórios de acompanhamento, a Azza conseguiu diminuir custos desnecessários onde antes existia uma miopia de gastos, conquistando uma redução significativa de 27% no tempo de motor ocioso.



Mais Notícias RTI



Vertiv divulga tendências em data centers para 2025

Especialistas antecipam aumento na inovação e integração da indústria para dar suporte à computação de alta densidade.

10/12/2024


Sonda Brasil investe US$ 2 milhões em novo Centro de Operações Integradas

Inovação faz parte da evolução de sua área de Digital Communications, criada a partir da Infovia Digital no Mato Grosso do Sul.

09/12/2024


14ª Semana de Infraestrutura da Internet no Brasil debate transformações em tempos de IA e conectividade

Realizado por NIC.br e CGI.br, evento acontece nesta semana em São Paulo.

10/12/2024