A Clemar Engenharia, empresa com sede em Florianópolis, SC, recebeu um financiamento de R$ 15,6 milhões do BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. O investimento visa impulsionar a expansão da rede 5G através de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação.
Segundo a empresa, o objetivo é lançar no mercado nacional soluções inovadoras que minimizem o impacto visual e a ocupação de espaço por antenas, atendendo à crescente demanda por pontos de distribuição de sinal na era do 5G. “Os esforços inovadores em postes, totens e caixas subterrâneas podem levar ao surgimento de novas patentes ou modelos de utilidade relacionados a produtos inovadores no campo das telecomunicações”, informou a Clemar.
O financiamento do BNDES se deu através do Funttel - Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações, que visa investimentos em inovação no setor, e está sendo concedido com custo em taxa referencial (TR).
Mais Notícias RTI
À frente das operações, Marcio Kenji assume a vice-presidência da companhia para a região.
26/05/2026
Empresa vem recebendo investimentos para ampliação da capilaridade comercial e fortalecimento do ecossistema de canais.
25/05/2026
Software de gestão de redes neutras estrutura o compartilhamento de infraestrutura FTTx entre provedores, transformando capacidade ociosa em receita recorrente.
26/05/2026