Uma rede com até 2 mil pontos de acesso gratuitos, com largura de banda de até 3 Gbit/s, está sendo instalada na capital pernambucana. Cerca de 300 acessos já estão disponíveis. O projeto faz parte do Conecta Recife, programa de transformação digital idealizado pela prefeitura da cidade.

A rede foi divulgada no Conecta Recife 2024, encontro com discussões sobre tecnologias e soluções inteligentes que vêm transformando cidades. Daniel Gomes, COO da Um Telecom (foto), explicou o projeto em andamento e apresentou as soluções de conectividade, monitoramento com IA, entre outros produtos e serviços do portfólio da empresa de infraestrutura de serviços digitais.

“A instalação de 2 mil pontos de acesso é um projeto desafiador, que tem potencial para oferecer uma nova experiência digital, em uma cidade que possui uma história recheada de inovação”, afirmou.

O projeto prevê pontos indoor e outdoor em áreas livres como praças, parques, ruas, avenidas e comunidades em vulnerabilidade social ou, até mesmo, no interior e exterior de prédios públicos.

Toda a rede que interliga os acessos à Internet utiliza fibra óptica, com tecnologia aérea Wi-Fi 6, que possibilita mais velocidade, um maior número de dispositivos conectados, menos interferência, menor latência e mais segurança. A rede disponível para o Conecta Recife é gratuita, segura e livre para o acesso dos moradores e turistas do Recife. A rede é independente da utilizada pelos servidores municipais, para gestão das diferentes Secretarias da Prefeitura do Recife.

A Um Telecom fornecerá toda a infraestrutura em fibra óptica, os diferentes equipamentos para o acesso e, também, os meios para suportar essa tecnologia, como postes, cabos e outros itens que envolvem o projeto. O serviço da Um Telecom prevê, ainda, um sistema para que a Emprel - Empresa Municipal de Informática possa fazer toda a gestão do acesso. Dessa forma, a Emprel poderá vetar a conexão a sites que possam colocar em risco os usuários do sistema, como as chamadas deep web ou dark web, parte do espaço virtual potencialmente perigosa.

A conectividade também alcançará os usuários nos postos de saúde e hospitais, estudantes da rede municipal, comerciantes e clientes nos mercados públicos da capital pernambucana.

O COO Daniel Gomes destaca que o fornecimento de acesso à Internet para todos os turistas e recifenses, que estiverem ao longo dos 7,8 quilômetros do calçadão de Boa Viagem, precisará de 20 pontos de acesso, devido ao alcance da tecnologia Wi-Fi 6.

No carnaval, a Um Telecom foi responsável pelo Wi-Fi 6 na Praça do Marco Zero, quando registrou tráfego de 41,4 TB, em mensagem, transmissões on-line, envio de fotos e vídeos de mais de 63 mil dispositivos conectados.

A mesma estrutura dos postes conectados pode ser usada futuramente em outros propósitos, tais como uso de IA em imagens de câmeras do Conecta Recife, na qual, por meio dessa tecnologia, várias informações podem extraídas das imagens, tais como monitoramento de fluxo de carros ou pessoas, reconhecimento facial e de placas de veículos, contagem de pessoas, dentre várias outras aplicações de transformação de imagens em informações.



Mais Notícias RTI



Vertiv divulga tendências em data centers para 2025

Especialistas antecipam aumento na inovação e integração da indústria para dar suporte à computação de alta densidade.

10/12/2024


Sonda Brasil investe US$ 2 milhões em novo Centro de Operações Integradas

Inovação faz parte da evolução de sua área de Digital Communications, criada a partir da Infovia Digital no Mato Grosso do Sul.

09/12/2024


14ª Semana de Infraestrutura da Internet no Brasil debate transformações em tempos de IA e conectividade

Realizado por NIC.br e CGI.br, evento acontece nesta semana em São Paulo.

10/12/2024