O estudo The Portrait of the Modern Information Security Professional, da Kaspersky, aponta que 43% das empresas latinas precisam de seis a nove meses para encontrar um profissional qualificado em cibersegurança. A falta de experiência (57%) foi citada como um dos maiores desafios dos gestores empresariais, juntamente com o elevado custo de contratação (52%) e a rápida evolução tecnológica (42%).
A análise avalia o estado atual do mercado e as razões para a falta de especialistas em cibersegurança. Ele identifica também as habilidades e características que as empresas exigem quando contratam pessoas. O tema é atual e relevante, uma vez que 48% das organizações na América Latina afirmam que suas equipes de segurança sofrem com falta de pessoal.
Os dados da pesquisa mostram que é necessário entre quatro e nove meses para encontrar um cargo mediano (4-6 meses: 36%; 6-9 meses: 24%), mas posições sênior demoram entre seis e nove meses para serem preenchidas em 27% das vezes, ou mais de um ano (em 30% dos casos). Já as posições iniciantes são preenchidas em até três meses em 30% das vezes, 28% entre quatro e seis meses e 24% entre seis e nove meses.
Vale destacar que a dificuldade de contratação nesse caso representa um risco para as empresas, que podem se tornar alvos vulneráveis para ataques online. A ausência desse profissional pode atrasar uma política de atualização ou dificultar a identificação precoce de ações suspeitas dentro da rede, permitindo a infiltração de cibercriminosos na infraestrutura.
Quando questionados sobre os maiores desafios para encontrar e contratar um profissional de segurança da informação com as devidas qualificações, a maioria dos entrevistados citou uma discrepância entre a certificação e a experiência prática (56%), assim como a falta de experiência (53%), destacando que a comprovação da prática profissional é uma das características mais importantes que as empresas procuram num especialista de cibersegurança. O elevado custo da contratação destes especialistas é, também, um obstáculo para 48% dos líderes empresariais.
O relatório completo está disponível no link: https://tinyurl.com/459wnz58.
Mais Notícias RTI
Especialistas antecipam aumento na inovação e integração da indústria para dar suporte à computação de alta densidade.
10/12/2024
Inovação faz parte da evolução de sua área de Digital Communications, criada a partir da Infovia Digital no Mato Grosso do Sul.
09/12/2024
Realizado por NIC.br e CGI.br, evento acontece nesta semana em São Paulo.
10/12/2024