A Bilgi, com sede em Rio Claro, SP, oferece serviços de gerenciamento estratégico, BI – Business Intelligence e contact center para mercados como saúde, educação e provedores, esta última a principal vertical, com uma representação de cerca de 85% no negócio.
O foco no setor de telecom está intrinsecamente ligado à origem da empresa. Seu fundador, Tiago Felisberto, atuou em companhias de software e na NR Conexões, provedor de Rio Claro. As experiências foram fundamentais para o início da Bilgi, em 2015.
“A empresa foi criada a partir de uma necessidade do nosso CEO em ser um prestador de serviços para a Sage, uma desenvolvedora de softwares. Durante um trabalho em um provedor, notamos uma lacuna no mercado no que tange a soluções de gerenciamento estratégico”, lembra Gabriela Viegas, diretora geral da Bilgi.
Segundo ela, este é o serviço mais procurado pelos provedores. “Ele também funciona como uma espécie de propaganda para o BI, pois os dados precisam ser extraídos de forma correta para serem úteis”, afirma.
A Bilgi realiza um mapeamento da rotina da operadora, identificando pontos que possam auxiliar no crescimento e desenvolvimento do contratante. O processo envolve o levantamento de desafios internos e externos, metas e recursos disponíveis. Com base nessa análise, a consultoria desenvolve metas personalizadas e um plano de ação para enfrentar os obstáculos levantados. Já o BI, desenvolvido pela própria Bilgi com tecnologias como IA – Inteligência Artificial, big data e machine learning, ajuda na melhoria da eficiência operacional, redução de custos, aumento da receita e identificação de oportunidades de negócios. Ao analisar e consolidar informações de diversas fontes, o BI identifica padrões, tendências e correlações nos dados, fornecendo insights para a tomada de decisões.
“Conseguimos acessar o banco de dados, a depender do sistema, via API, e fazemos uma mineração para selecionar as informações mais relevantes. Se for preciso realizar um disparo diário em um horário fixo, criamos um robô para cumprir a tarefa. Tudo é desenvolvido pela Bilgi”, explica Gabriela.
Já o serviço de contact center teve início em janeiro de 2024 e faz parte de uma expansão planejada pela companhia. Em maio, durante a Expo ISP, a empresa planeja inaugurar sua unidade em Caruaru, PE. A sócia responsável pelo escritório tem experiência no setor e decidiu adicionar o produto ao portfólio.
No contact center, são disponibilizados um ou mais operadores, funcionários da própria Bilgi, que ficam alocados em São Paulo ou Caruaru. Os profissionais atuam como colaboradores do cliente, trabalhando em uma escala definida em contrato. “O objetivo em 2024 é reforçar a marca Bilgi no mercado. A participação na Expo ISP será a nossa primeira ação nesse sentido”, projeta a diretora geral.
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