O BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social aprovou um financiamento de R$ 146,1 milhões do Programa BNDES FUST para a Brisanet investir na expansão dos serviços de telecomunicações em regiões com menor renda e baixa qualidade de rede. O projeto da Brisanet é a primeira operação com recursos do FUST - Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações voltado à universalização de acesso à banda larga 5G em periferias e favelas. Serão beneficiadas 168 comunidades localizadas nos municípios cearenses de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú e Maranguape.

A operação de crédito para a Brisanet faz parte da frente de ações de conectividade em periferias e favelas da iniciativa BNDES Periferias. O projeto prevê investimentos para a instalação de 95 torres de telecomunicações e 95 ERBs - Estações Radiobase para a expansão da cobertura do SMP - Serviço Móvel Pessoal, através da propagação do sinal 5G, alcançando 168 comunidades. Além disso, o projeto contempla a instalação de 50 mil modens FWA - Fixed Wireless Access, que permitem fornecer banda larga sem a utilização de fios, com links de rádio entre uma torre de celular e o domicílio do usuário.

“Trata-se do primeiro projeto a levar banda larga 5G, no âmbito do BNDES FUST, para mais de 200 mil pessoas em 168 comunidades da região metropolitana de Fortaleza, contribuindo para a redução de desigualdades regionais no acesso à banda larga e criando oportunidades de inserção digital para a população dessas áreas. A expansão da conectividade, em especial dos mais pobres, é uma prioridade do governo Federal”, explica Aloizio Mercadante, presidente do BNDES.

“É muito relevante vermos os recursos do FUST sendo utilizados para executar projetos de alto impacto social. Após mais de 20 anos desde a sua criação, o BNDES e o Governo Federal conseguiram destravar essa fonte para levar conectividade para quem mais precisa, em especial escolas públicas e comunidades carentes. Essa é uma agenda prioritária para o BNDES, cumprindo o seu papel de desenvolvimento para melhorar a vida da população”, afirma José Luis Gordon, diretor de desenvolvimento produtivo, inovação e comércio exterior do BNDES.

Roberto Nogueira, fundador e presidente da Brisanet, acredita que a inclusão digital sempre foi o maior propósito e o principal motivador da ascensão da Brisanet. “Agora, com o apoio dos recursos do FUST, estamos determinados a ir ainda mais longe, ajudando a levar, com inovação e tecnologia, conectividade onde ela é mais necessária", conclui.



Mais Notícias RTI



Grupo ClickIP inaugura data center edge em Manaus

Com 1200 m² de área, data center é o primeiro desse porte na região Norte.

03/09/2024


Um Telecom reafirma o potencial do Brasil para se tornar um player global de data centers

Abundância de energia renovável e sobreoferta energética são fatores que beneficiam o país.

30/08/2024


Mambo WiFi realiza live para debater sobre oportunidades de IoT para os provedores

Evento online acontecerá no dia 5 de setembro, quinta-feira.

03/09/2024