Com sede em Curitiba, PR, a VTelco auxilia os provedores por meio de soluções Open and Disaggregated Network, termo conhecido no Brasil como redes abertas e desagregadas. A iniciativa envolve a utilização de hardware white label capaz de agregar softwares de diversos desenvolvedores.

“Nosso objetivo é simplificar o uso da rede. Soluções desagregadas evitam que o provedor fique preso a um determinado fabricante, resultando em mais escalabilidade”, explica Leandro Cassia (à direita na foto), CTO da VTelco. Os softwares são oriundos de parcerias com desenvolvedoras como NetElastic, RTBrick e IPInfusion. Já o hardware pertence às marcas EdgeCore, UfiSpace, SuperMicro, Lanner, Dell e AsterFusion. Com esta última o contrato foi fechado recentemente e possibilitou à VTelco fornecer soluções também para os mercados de data centers, enterprise e governo.

“Os fabricantes de hardware e software com que trabalhamos fazem parte da OCP – Open Compute Project e TIP -Telecom Infra Project, comunidades cujos membros compartilham conhecimentos para o desenvolvimento de hardware e software”, afirma o CTO. Para provedores regionais, o principal produto é o All-In-One, que reúne soluções desagregadas de vBNG, vCGNAT, PPPoE e vRouter com um painel de controle integrado definido por software (SDN) que mostra os detalhes da operação em tempo real.

“É possível iniciar a operação em 2 mil usuários e escalar até 64 mil em um único equipamento, bem como entregar até 10 milhões de sessões NAT. A tecnologia também permite subir full-routing BGP, funcionalidade não presente em um Mikrotik, por exemplo”, explica Leandro Cassia.

No All-In-One, o provedor pode escalar o número de usuários atendidos adquirindo novas licenças, dispensando assim a troca do servidor ou hardware.

No caso da VTelco, o equipamento é fornecido pela Dell, SuperMicro e Lanner. “Nossas soluções chegam a ter um custo até 60% menor para operações com mais de 8 mil clientes por conta da escalabilidade”, salienta Fernando Nunes, diretor comercial da VTelco.

Uma segunda solução para provedores, agora voltada para redes de transporte, é o vFusion. O conceito utiliza roteadores white label da UfiSpace, com interfaces de 8x1 Gbit/s até 36x400 Gbit/s, somadas ao software da IPInfusion. “Aqui nós saímos de data centers e vamos para Metro Ethernet com Open ZR+, uma tecnologia que possibilita colorir o transporte direto em um transceiver em distâncias de até 400 km, dispensando o uso de transponders DWDM, pois com apenas um roteador e dois transceivers Open ZR+ é possível modular a capacidade de banda de 100 a 400 Gbit/s, gerando uma economia de Capex de até 70%”, afirma o CTO. A última solução é o vAster. Seu sistema operacional é o SONiC – Software for Open Networking in the Cloud, criado pela Microsoft em 2016 e utilizado em toda a operação desta hyperscale atualmente. Com novas funcionalidades adicionadas pela AsterFusion voltadas para o mercado de enterprise, como autenticação via Radius, PoE e PoE++, etc., o mercado de enterprise passa a ter acesso a switches com interfaces de 8 x 1 Gbit/s até 32 x 100 Gbit/s com TCO até 30% menor que os concorrentes tradicionais de mercado. Já para data centers, estão disponíveis interfaces de 48x 10/25 Gbit/s até 64x 800 Gbit/s com baixa latência de 400 ns entre portas, voltadas principalmente para sites Tier III. No caso de governo, a VTelco está homologando os produtos na Anatel para poder participar de licitações. Ainda em 2024, a companhia planeja incluir em seu portfólio o Open Wi-Fi, com controlador em nuvem apto a gerir pontos de acesso de marcas distintas. “Até 2027, as grandes operadoras já estarão trabalhando com open network. Os provedores regionais que não se atualizarem serão ultrapassados ou adquiridos por elas”, finaliza Nunes.



Mais Notícias RTI



Grupo ClickIP inaugura data center edge em Manaus

Com 1200 m² de área, data center é o primeiro desse porte na região Norte.

03/09/2024


Um Telecom reafirma o potencial do Brasil para se tornar um player global de data centers

Abundância de energia renovável e sobreoferta energética são fatores que beneficiam o país.

30/08/2024


Mambo WiFi realiza live para debater sobre oportunidades de IoT para os provedores

Evento online acontecerá no dia 5 de setembro, quinta-feira.

03/09/2024