O Senac, em parceria com a Cisco, lançou a 1ª Academia Fluvial do Cisco Networking Academy na Balsa-Escola do Senac Amazonas. O projeto conjunto visa levar conectividade digital e desenvolvimento de habilidades às pessoas que vivem no Amazonas.
A colaboração com o Cisco Networking Academy, um dos programas de qualificação para o trabalho mais longevos do mundo, pretende democratizar o acesso à qualificação em TI no Amazonas. Com as instalações da balsa renovadas e conectadas, o Senac poderá levar cursos profissionalizantes para cidades do interior do Estado, muitas delas somente acessíveis por barco. Os cursos trazem treinamento em habilidades digitais, segurança cibernética, redes e programação, oferecendo um currículo de alta qualidade para posicionar os alunos no mercado de trabalho.
A Balsa-Escola foi remodelada com tecnologia de conectividade Cisco para promover a inclusão digital no Amazonas. A instalação conta com uma rede corporativa de Wi-Fi da Cisco Meraki e câmeras com analítico, infraestrutura de switching e firewall para atender alunos e profissionais do Senac. Dessa forma, será possível levar conectividade de rede confiável e de alta velocidade aos municípios ribeirinhos do estado do Amazonas. Ao redor da balsa, a população poderá contar com Wi-Fi público gratuito em um raio de até 30 metros da embarcação, o que promove a inclusão digital das comunidades atendidas.
“Ao longo de mais de duas décadas de atuação, a Balsa-Escola do Senac tem sido um veículo vital de educação e conhecimento para as comunidades ribeirinhas do Amazonas. Agora, nossa parceria com a Cisco eleva esse projeto a um novo nível, integrando tecnologia de última geração, conectividade e formação profissional à nossa embarcação”, afirma o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros.
Grande parte dos cursos do segmento de TI ofertados provém do Programa Educação 4.0 do Senac, que integra conteúdo Cisco Networking Academy, e é uma ação para posicionar a instituição face aos desafios e oportunidades da transformação digital. Os conteúdos oferecidos aos alunos passaram por processos de reorganização, atualização e modernização, e sua meta é promover formações mais aderentes às necessidades atuais do mundo do trabalho, alinhadas às demandas dos setores impactados pela Revolução 4.0.
O projeto da Cisco na Balsa-Escola do Senac faz parte do Cisco Brasil Digital e Inclusivo e Networking Academy, programas que trabalham em conjunto para impulsionar comunidades por meio da tecnologia e equalizar oportunidades por meio da educação em escala global.
A parceria entre Cisco Networking Academy e Senac iniciou-se há mais de 20 anos, com a criação da primeira academia Cisco na rede, em junho de 2000, sendo uma das primeiras do programa de educação e empregabilidade da Cisco no Brasil. Desde então, aproximadamente 100 mil alunos do Senac foram impactados pelos cursos da Cisco em habilidades digitais, redes, programação e cibersegurança, uma das áreas com maior demanda por profissionais qualificados. Atualmente, a instituição conta com 150 academias Cisco ativas, espalhadas por Departamentos Regionais do Senac em todas as regiões do Brasil.
Mais Notícias RTI
Especialistas antecipam aumento na inovação e integração da indústria para dar suporte à computação de alta densidade.
10/12/2024
Inovação faz parte da evolução de sua área de Digital Communications, criada a partir da Infovia Digital no Mato Grosso do Sul.
09/12/2024
Realizado por NIC.br e CGI.br, evento acontece nesta semana em São Paulo.
10/12/2024