A Brisanet iniciará as vendas de FWA 5G - Acesso Fixo Sem Fio em julho, marcando um novo capítulo em sua expansão de serviços. A rede 5G da empresa, já implantada, cobre mais de 6 milhões de habitantes no Nordeste. A oferta de serviços móveis teve início no começo de 2024 e a operadora vem demonstrando um crescimento significativo, com a adição de cerca de 25 mil chips. “Agora estamos nos preparando para lançar o FWA”, diz José Roberto Nogueira, CEO da Brisanet, que busca consolidar a presença no mercado móvel após 25 anos de experiência com banda larga fixa (FTTH).
Segundo ele, a plataforma FWA da Brisanet já está ativa e passando pelos últimos testes antes do lançamento comercial. A estratégia inicial inclui vendas controladas em junho, seguidas por uma expansão mais ampla em julho. O serviço será oferecido em mais de 20 cidades no interior do Ceará e partes do Rio Grande do Norte onde a Brisanet não conta com FTTH, apenas fibra até a torre. “Nessas cidades menores, vamos operar inicialmente com FWA e serviços móveis, com planos de implementar fibra óptica posteriormente, conforme necessário”, afirma. A oferta também será disponibilizada em locais onde já existe banda larga fixa, visando principalmente o mercado B2B para redundância de serviços.
Parcerias foram firmadas com fabricantes como Intelbras e TP-Link para fornecer os modems FWA indoor e outdoor. Outros fornecedores estão sendo homologados. Os custos iniciais dos dispositivos FWA ainda são considerados altos, mas a Brisanet prevê uma redução significativa nos próximos anos, com o aumento da escala, alinhando-se aos preços dos melhores equipamentos ópticos combinados com Wi-Fi. “As CPEs começaram com mais de R$ 1000; hoje já estão um pouco menos e a tendência daqui a um ano é de chegar a R$ 500”, diz.
Além da expansão nos serviços móveis, a Brisanet tem se destacado pelo crescimento na banda larga fixa sem aderir à guerra de preços do setor. A empresa mantém um preço justo que permite investimentos sustentáveis na rede e evita o sucateamento tecnológico. Segundo a Anatel, o Nordeste tem mais de 2 mil provedores. “Nos últimos dois anos, temos crescido mais do que todos juntos. Temos adicionado em torno dos próximos 10 mil clientes mensais, e são adições líquidas”, afirma o CEO. A rede óptica da Brisanet está na frente de 22 milhões de habitantes. A empresa não pretende expandir a rede de acesso, mas aposta forte na expansão de backbone, DWDM e core. “Tudo isso estamos ampliando”, finaliza.
Mais Notícias RTI
Especialistas antecipam aumento na inovação e integração da indústria para dar suporte à computação de alta densidade.
10/12/2024
Inovação faz parte da evolução de sua área de Digital Communications, criada a partir da Infovia Digital no Mato Grosso do Sul.
09/12/2024
Realizado por NIC.br e CGI.br, evento acontece nesta semana em São Paulo.
10/12/2024